Icterícia é coloração amarelada da pele, e nos brancos dos olhos (esclera).
A icterícia é causada pelo aumento dos níveis de bilirrubina no sangue. A bilirrubina vem da destruição das hemácias velhas, que após serem degradadas pelo sistema imunológico liberam a bilirrubina no sangue, que é filtrada no fígado e excretado através da bile para o intestino.
Na maioria das vezes o acúmulo de bilirrubina acontece por problemas no fígado, causado por algumas doenças que impedem a filtragem adequada da bilirrubina ou por problemas de obstrução da via de excreção da bile. Quando o sistema biliar está obstruído, o fígado não consegue excretar a bile normalmente, fazendo com que a bilirrubina fique acumulada no fígado e conseqüentemente no sangue.
As principais doenças do fígado que impedem a filtragem adequada da bilirrubina são as hepatites, sendo estas causadas por várias causas como vírus, medicamentos e substâncias tóxicas.
Um exemplo de obstrução da via biliar são os casos de pedras que obstruem a saída da bile para o intestino. São os chamados cálculos na via biliar.
Menos freqüentemente, icterícia acontece devido a um problema que gera destruição precoce glóbulos vermelhos normais (hemólise).
Quais são os sinais e sintomas ?
A bilirrubina é um pigmento amarelo escuro e como é normalmente excretado no intestino gera a coloração marrom das fezes.
Quando a bilirrubina não é excretada normalmente no intestino as fezes ficam com coloração esbranquiçada (acolia). Além disto o acúmulo de bilirrunina no sangue gera a coloração amarelada nos olhos, depósito na pele gerando coceira e sua filtragem excessiva pelo rim gera uma urina de cor escura (colúria).
A bile quando não pode ser excretada, além de acumular-se e gerar icterícia, pode servir de meio para proliferação de bactérias. Este crescimento anormal de bactérias na bile obstruída é chamada de colangite.
A colangite é um quadro grave pois pode através do fígado disseminar as bactérias para o todo o organismo em horas gerando uma infecção generalizada que pode levar a morte se não tratada o quanto antes.
Como é feito o diagnóstico?
- Análises de sangue e urina
- Ultra-sonografia abdominal
- Tomogragia ou ressonância de abdome
Como posso me cuidar ?
- Evitar todas as bebidas alcoólicas
- Só tome medicamentos para dor, desconforto ou febre conforme orientação dada pelo seu médico
- Mantenha contato próximo com seu médico sobre os resultados dos testes e recomendações de tratamento
Procurar assistência médica imediatamente:
- Se voçê apresenta vômitos e desidratação.
- E principalmente se apresentar sinais e sintomas de colangite como:
- dor abdominal
- febre alta
- fraqueza severa
- dor de cabeça ou confusão mental