Gastrostomia

Gastrostomia endoscópica é a colocação de um tubo de alimentação diretamente para o estômago, através da parede abdominal.


Este procedimento pode ser feito para alimentar você, se você não consegue comer normalmente. Por exemplo, você pode precisar de uma gastrostomia se:

  • Não puder engolir por algum problema como câncer de boca ou garganta, ou acidente vascular cerebral (AVC).
  • Outros problemas para engolir (problemas de deglutição)
  • Em alguns tratamentos médicos, como quimioterapia ou radioterapia, que são temporários mas as vezes tornam difícil você comer o suficiente para obter uma boa nutrição.
  • Casos de desnutrição severa.

Alguns tubos de alimentação temporários são passados através do nariz até o estômago, são as chamadas sondas nasoenterais. Um tubo de gastrotomia é normalmente colocado para permitir a remoção de uma sonda nasoenteral, de modo que a alimentação possa continuar com maior conforto e por tempo mais prolongado.

Como devo me preparar para gastrostomia ?

Planeje o tempo para o seu tratamento e recuperação após o procedimento. Encontre alguém para lhe levar para casa após o procedimento. Siga todas as instruções que seu médico lhe der. 
Se você precisar de um analgésico na semana antes do procedimento, escolha paracetamol ou dipirona ao invés de aspirina ou anti-inflamatórios. A aspirina ou anti-inflamatórios podem provocar sangramento adicional durante o procedimento. Se voçê toma aspirina ou anticoagulantes diariamente para uma condição médica, pergunte ao seu médico se você precisa parar de tomá-las antes de seu procedimento.

O que acontece durante o procedimento?

Para a gastrostomia endoscópica percutânea, você receberá um sedativo e um anestésico local para mantê-lo sem sentir dor. O médico irá introduzir um endoscópio através de sua boca até o seu estômago. Um endoscópio é um tubo fino e flexível com uma pequena câmera. Ele permite que o médico olhe para o interior de seu estômago durante o procedimento. 
O seu médico irá encher o estômago com ar para torná-lo maior e empurrar a parede do estômago mais perto da parede abdominal. O médico irá guiar uma agulha e fio através de sua pele e parede abdominal até o seu estômago. O endoscópio permite ao médico ver e capturar o fio dentro do estômago.

O fio é então puxado de volta pela boca. Um tubo de plástico é ligada ao fio e puxado através da boca ao longo do percurso até o estômago.

O fio é então puxado de volta pela boca. Um tubo de plástico é ligada ao fio e puxado através da boca ao longo do percurso até o estômago.

O médico irá fixar o tubo de dentro do estômago e na sua pele. O pedaço curto do tubo de borracha visível através da parede abdominal é facilmente coberto com a roupa.

Você será ensinado como usar e cuidar do tubo de alimentação antes de deixar a clínica. A sonda colocada pode ser geralmente utilizada dentro de 12 a 24 horas após o procedimento.

A fórmula para a alimentação pode ser passada através do tubo para dentro do estômago com uma seringa especial. Em alguns casos, uma bomba é utilizada.

Se o tubo de gastrostomia for necessário para um longo período de tempo, este pode depois ser substituído. Substituir o tubo é um procedimento ambulatorial simples que pode ser feito no consultório do seu médico.

Discuta seus medicamentos com o seu médico. Medicamentos mais líquidos podem ser dados a você através do tubo de alimentação com uma seringa. Muitos medicamentos disponíveis na forma de comprimidos podem também estar disponíveis na forma líquida. Também pode ser possível dissolver comprimidos esmagados em água, para que possam ser fornecidos através do tubo de alimentação. Medicamentos substitutos podem estar disponíveis se nenhuma dessas soluções funcionar.

Certifique-se de que o tubo de alimentação esteja cuidadosamente protegido sob a roupa.

Lave sempre o tubo de alimentação de água depois de colocar medicamentos ou alimentos nele para evitar o entupimento do tubo.

Clique aqui e saiba mais sobre os cuidados com a gastrostomia.

Quais são os benefícios deste procedimento?

Você será capaz de obter uma nutrição suficiente sem ter um tubo pelo nariz até o estômago.

Quais são os riscos associados a este procedimento?

  • Existem alguns riscos quando você recebe uma sedação. Discuta estes riscos com seu médico.
  • O cólon ou outros órgãos do abdome podem ser feridos durante o procedimento, o que pode exigir cirurgia para reparação.
  • A área em volta do tubo pode infeccionar após o procedimento.
  • Pode haver sangramento no local puncionado.

Você deve perguntar ao seu médico como estes riscos se aplicam a você.

Gastrite

Gastrite é a inflamação da mucosa (revestimento interno) do estômago. Inflamação significa que o estômago está irritado e machucado.

A gastrite pode acontecer quando o estômago está infectado ou machucado. Muitas coisas podem causar gastrite. Algumas causas comuns são:

  • beber muito álcool
  • infecção pela bactéria H. pylori
  • medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno e cetoprofeno, no tratamento da dor e inflamação em outras áreas do corpo. Neste caso o termo correto é gastropatia e não gastrite.


Os sintomas da gastrite são diferentes de pessoa para pessoa e dependem da causa. Os sintomas mais comuns são: dor ou queimação no estômago.

Como é feito o diagnóstico?

Gastrite é diagnosticado a partir de uma biópsia gástrica através de endoscopia.

  • Endoscopia digestiva com retira da um amostra (biópsia) da mucosa do estômago para verificar se esta encontra-se inflamada e para verificar se o H. pylori está presente.

tratamento da gastrite depende da causa e gravidade da mesma. Gastrite leve geralmente melhora por conta própria.

Possíveis tratamentos para os sintomas da gastrite são:

  • tomar antiácidos ou outros medicamentos que fazem o ácido do estômago diminuir
  • evitar as coisas que irritam o estômago, como anti-inflamatórios, fumo, álcool, cafeína e alimentos picantes
  • se a infecção por H. pylori está causando a gastrite, o seu médico irá prescrever antibióticos.

O tratamento da causa deve evitar a gastrite de voltar. Os sintomas de gastrite aguda podem durar apenas algumas horas, se eles são causados por algo que você acabou de comer ou beber. Porem pode levar várias semanas para controlar os sintomas se você tem gastrite crônica (presente há semanas ou meses).

Como posso me cuidar ?

  • Independentemente da causa da gastrite, você pode torná-la melhor ou pior conforme o que comer e beber e os medicamentos que tomar.
  • Não beba álcool.
  • Não tome medicamento anti-inflamatório (como aspirina e diclofenaco). Se você precisa de algo para a dor, paracetamol é seguro se o seu fígado for normal e você tomá-lo conforme as instruções.
  • Evite alimentos picantes ou ácidos
  • Comer apenas alimentos leves, como bolachas, torradas, massas simples, macarrão, batatas cozidas e líquidos claros, até que os sintomas parem.
  • Não beber café normal ou descafeinado.

Como posso ajudar a prevenir a gastrite?

O estômago de cada um é diferente. Algumas maneiras que podem ajudar a prevenir a gastrite são:

  • Se você achar que a aspirina faz com que você tenha gastrite, então use um medicamento diferente. Se o seu médico receitou-lhe aspirina, não pare de tomar antes de falar com este. Pode ser necessário alterar a dose, usar uma aspirina revestida, ou tomar um medicamento diferente.
  • Evite alimentos que parecem desencadear a gastrite. Por exemplo, se você tem sintomas de gastrite cada vez que come pimentão, evitá-lo.
  • Evite consumir álcool
  • Evite fumar

Gastroenterite

Gastroenterite é um infecção do aparelho digestivo, principalmente do intestino delgado. A doença é geralmente breve, durando de 2 a 5 dias.

Qual é a causa?
A gastroenterite infecciosa pode o ocorrer por intoxicação alimentar, sendo nestes casos causada por infeccção por bactérias como Salmonella, Shigella e Campylobacter presente em alimentos ou água contaminados. Alguns parasitas, medicamentos ou outras condições médicas podem causar sintomas semelhantes.

Porém a grande maioria dos casos são causados por infecção viral. Muitos tipos de vírus podem causar gastroenterite, sendo o principal o rotavírus. Os fluidos corporais de pessoas infectadas contêm o vírus, às vezes até mesmo antes de os sintomas começarem.

O vírus pode ser transmitido pelo contato direto com uma pessoa infectada. Por exemplo, você pode obtê-lo pelo beijo ou aperto de mãos ou através da partilha de alimentos, bebidas, ou utensílios de cozinha. O vírus irrita o estômago e intestino. Quando o estômago e intestino estão irritados, eles não funcionam tão bem como deveriam. Assim o alimento pode se mover mais rápido através de seu aparelho digestivo.

Quais são os sintomas?

  • náusea
  • vômito
  • dores de estômago
  • diarréia
  • cansaço
  • calafrios
  • perda de apetite
  • dores musculares

A doença pode se desenvolver ao longo de dias, ou pode de repente começar com dores de estômago, vômitos ou diarréia. Se os sintomas forem grave ou se durarem mais do que alguns dias, o seu médico pode investigar para ver se a diarréia é causada por algo que não seja um vírus.

Como é feito o diagnóstico?

Seu médico irá perguntar sobre seus sintomas. Você pode ter que fazer exames de laboratório para excluir doenças mais graves e para verificar se há problemas que podem ser causados pela gastroenterite, como a desidratação.

Como é tratada?

A coisa mais importante a fazer é descansar o estômago e intestino. Você pode fazer isso não comendo alimentos sólidos no período e beber apenas líquidos claros. Quando os sintomas desaparecem, você pode começar a comer alimentos leves que são fáceis de digerir. Se você estiver vomitando muito, o melhor é fazer apenas pequenos goles freqüentes de líquidos. Beber muito de uma só vez pode causar mais vômito.

A escolha de líquidos é importante. Se a água é o único líquido que você pode beber sem vomitar, beba apenas agua. No entanto, se você estiver vomitando com freqüência ou por muito tempo, você deve substituir os minerais, sódio e potássio, que são perdidos quando você vomita. Pergunte ao seu médico que bebidas esportivas ou bebidas de reidratação podem ajudá-lo a substituir estes minerais.

Evite líquidos que são ácidos (como suco de laranja) ou cafeinados (como o café ou chá preto) ou que contenham gás. Não beba leite até que você melhore totalmente da diarréia.

Quanto aos alimentos, bolachas, torradas, macarrão simples, gelatina, maçã são boas primeiras escolhas. Evite alimentos que são ácidos, condimentados, gordurosos, ou fibrosos (como carnes, grãos grosseiros, legumes). Evite também produtos lácteos (como queijo). Você pode começar a comer esses alimentos novamente em 3 dias ou mais, quando todos os sinais da doença passaram.

Prefira

Chás (mate, erva-doce, erva-cidreira, hortelã, casca de goiaba, etc.);

Sopa de legumes (chuchu, abobrinha, cenoura, batata, inhame, mandioquinha, abóbora, tomate sem pele e sem sementes, etc.);

Arroz, macarrão, semolina, fubá, água de arroz, amido de milho, cuzcuz de tapioca, torrada, biscoito de amido de milho, bolacha de água e sal, pão francês;

Frutas (maçã sem casca, caju, goiaba, banana-prata, pera sem casca, maracujá, limão e pêssego);

Água de coco, bebidas isotônicas, água filtrada ou fervida;

Sucos (limão, maçã cozida, caju, goiaba coado);

Carnes magras assadas, grelhadas ou cozidas (frango e peixe sem pele);

Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã e goiaba.

Evite

Leite e derivados (queijo, requeijão, creme de leite, iogurte, manteiga);

Farinha e derivados de aveia, cevada e centeio (contém alto deor de gordura);

Sorbitol, xilitol, e manitol (encontrados em produtos dietéticos);

Café e qualquer outro produto que possua cafeína;

Bebidas gaseificadas, como refrigerantes e água com gás;

Bebidas fermentadas como vinho e cerveja;

Oleaginosas, como nozes, amendoim, abacate e castanha;

Vegatis folhosos (alface, agrião, espinafre, acelga, couve, etc.);

Vegetais ricos em ácidos estimulantes, da contração vesicular (alcachofra, pimentão, alho, cebola e alho poró);

Frutas laxantes (laranja, melancia, melão, mamão, ameixa, abacaxi, uva e figo);

Frituras e condimentos (catchup, mostarda, orégano e pimenta;

Alimentos ricos em enxofre (brócolis, cebola, couve-flor, nabo, pimentão, repolho, rabanete, taioba, grão de bico, ervilha, lentilha, feijão, batata doce, pepino e couve-de-bruxelas;

Carnes gordurosas;

Doces, chocolates, e biscoitos recheados;

Quanto tempo duram os efeitos?

Gastroenterite raramente dura mais do que 1 a 3 dias. No entanto, pode levar de 1 a 2 semanas para que seus hábitos intestinais voltem completamente ao normal. Pode ser uma doença grave em pessoas cujo sistema imunológico não está funcionando corretamente.

A desidratação é uma complicação potencialmente grave da gastroenterite. Isso pode acontecer se o seu corpo perde muito líquido porque causa do vômito ou diarréia. Se você está gravemente desidratado, você pode precisar receber fluidos por via intravenosa (IV). Em crianças e idosos, a desidratação pode rapidamente tornar-se uma ameaça à vida.

Como posso me cuidar ?

  • Descanse seu estômago e intestinos seguindo as orientações de dieta sugeridas durante a doença, mas certifique-se de evitar a desidratação bebendo bastante líquidos. Beber apenas pequenas quantidades se você estiver vomitando e tendo problemas para manter alimentos e líquidos em seu estômago.
  • Não tome aspirina, diclofenaco, ou outros antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) sem verificar com o seu profissional de saúde.

Procure o hospital se:

  • Seus sintomas estão piorando.
  • Você continua a ter sintomas graves (vômito ou diarréia freqüente) por mais de 1 ou 2 dias, ou você não está ficando melhor depois de alguns dias.
  • Você começar a ter sintomas que não são geralmente causadas por gastroenterite, como sangue no seu vômito, diarréia sanguinolenta, ou dor abdominal grave.

O que posso fazer para ajudar a prevenir a gastroenterite?

A maneira mais eficaz para evitar a propagação da gastroenterite é a lavagem frequente das mãos completamente.

Além disso, evitar o contacto com os fluidos corporais de uma pessoa infectada, incluindo saliva. Não compartilhar alimentos ou talheres com alguém que estiver com gastroenterite.

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades.