Ascite é um acúmulo de líquido na barriga (abdômen). Isso é geralmente causado por doença no fígado. Também pode ser causada por uma série de outros problemas menos comuns (como trombose de vasos do abdome).
A causa mais comum de ascite é a cirrose. Outras causas incluem:
- Infecção ou inflamação no abdômen.
- Câncer no abdômen.
- Insuficiência cardíaca avançada.
- Certas formas de insuficiência renal (síndrome nefrótica).
- Inflamação do pâncreas.
- Trombose nas veias do fígado.
Quais são os sintomas?
Nos estágios iniciais da ascite , você pode não ter qualquer sintoma. O principal sintoma da ascite é uma sensação de inchaço abdominal. Isto é devido à presença do fluido. Isso também pode causar um aumento no tamanho do abdômen. As pessoas com esta condição podem desenvolver inchaço nas pernas, e os homens podem desenvolver um aumento da bolsa escrotal.
Quando há uma grande quantidade de líquido, dificultando a respiração, pode acontecer falta de ar.
Como é feito o diagnóstico?
Certas características do seu histórico médico, como uma história de doença hepática e um aumento do abdômen, podem sugerir a presença de ascite . O diagnóstico de ascite pode ser feito no exame físico por seu médico.
Um exame de ultrassom abdominal pode confirmar que ascite está presente, e estimar a quantidade de líquido.
Uma vez que a ascite é confirmada, é importante determinar a sua causa. Mais uma vez, a história de uma das condições listadas na “causa” fornece uma pista forte.
Durante um procedimento chamado paracentese, uma amostra do fluido é removida do abdômen. Isto pode determinar algumas características importantes sobre o fluido, tal como a presença de infecção ou câncer. Seu médico vai determinar se uma paracentese é necessária.
A ascite é uma complicação de outras doenças. Portanto, para evitar ascite, você deve procurar tratamento para as condições de saúde que você tem. Uma vez que a ascite está presente, cuidar com ingestão de líquidos e de sal pode ajudar a impedir que se agrave. Se você tem ascite , você não deve beber álcool.
Como é a evolução do problema?
O prognóstico da ascite depende da doença subjacente. Se a doença for reversível, tal como acontece com certas infecções ou com insuficiência cardíaca, a ascite pode melhorar ou desaparecer. Quando a ascite é causada por cirrose, isso indica que a doença de fígado piorou e uma melhor avaliação e tratamento da doença do fígado é necessária. Se a ascite é causada por câncer, o sucesso ou o fracasso do tratamento do câncer vai determinar se sua ascite vai melhorar ou piorar.
Quais são os riscos e complicações?
Ascite poderá agravar-se se não for diagnosticada e tratada adequadamente. Uma grande quantidade de ascite pode causar dor e dificuldade de respiração. A principal complicação é a infecção (chamada peritonite bacteriana espontânea ) que requer tratamento imediato.
Qual o tratamento?
O tratamento da ascite depende de sua causa. Quando a doença de fígado é a sua causa, o tratamento médico usando pílulas para eliminar liquido (diuréticos) e diminuir a ingestão de sal é muitas vezes eficaz.
Ascite devido à inflamação peritoneal ou malignidade ( câncer ) por si só não responde a restrição de sal e diuréticos. A hospitalização é algumas vezes necessária.
Se o tratamento da ascite não pode ser controlada com medicamentos, outros tratamentos estão disponíveis. Seu médico vai ajudar você a decidir o que irá funcionar melhor para você.
Como posso me cuidar?
É importante para controlar o peso corporal e a entrada e saída de fluidos. Pesar-se todo dia no mesmo horário e anotar o peso. Restrição de líquidos pode ser necessária. Também é importante saber o consumo de sal. Quanto mais sal você tomar, mais líquido vai reter.
Procurar atendimento de urgência se:
- febre.
- dor abdominal.
- dificuldade para respirar.
- sangramento na boca, estômago, ou reto