Síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio crônico (de longa duração) do intestino. É uma condição na qual o intestino nem sempre funciona normalmente. Apesar de causar sintomas, não danifica o intestino e não leva a nenhuma doença com risco de vida. A SII é a desordem intestinal mais comum. Ela afeta mais mulheres do que homens e geralmente começa no início da vida adulta.
Como isso ocorre?
A causa da SII não é bem compreendida. Alterações nos nervos e músculos no intestino ou no sistema nervoso central parecem ser a causa.
Por exemplo, os nervos no intestino podem fazer com que o intestino se contraia muito quando você come. Essas contrações podem fazer a comida se mover muito rápido através do intestino, causando inchaço, gases, cólicas e diarreia. Em outros casos as contrações anormais podem retardar a passagem das evacuações de alimentos, causando cólicas e constipação.
Alguns alimentos podem desencadear crises. Às vezes os sintomas da SII podem ser precipitados por gases intestinais ou uma doença como a gastroenterite. Outros possíveis gatilhos de crises são alterações hormonais, estresse emocional, ou depressão.
Quais são os sintomas?
Os sintomas mais comuns incluem:
- cólicas e dor no abdome, que podem ser leve ou intensas
- constipação ou diarréia
- uma grande quantidade de gás.
Outros sintomas incluem:
- inchaço
- sensação de plenitude no reto (vontade de evacuar que não passa)
Os sintomas geralmente ocorrem depois de uma grande refeição ou quando você está sob estresse. As mulheres podem ter mais sintomas durante seus períodos menstruais. Você pode se sentir melhor depois de evacuar.
Depois de perguntar sobre seus sintomas e histórico médico, seu médico irá examinar seu abdômen e pode fazer um exame físico.
Não há nenhum exame específico para SII. O diagnóstico geralmente é baseado em seus sintomas. Mas o seu médico pode fazer um ou mais exames como:
- exames de sangue
- testes de amostras de fezes para verificar se há sangue ou infecção.
- dependendo de seu histórico médico e familiar, exame físico e idade, uma colonoscopia ou retossigmoidoscopia, pode ser necessária.
Como é tratada?
Os médicos ainda não descobriram a cura para a SII. No entanto, uma combinação de seleção de alimentos e gestão do stress geralmente alivia os sintomas. Alguns medicamentos também podem ajudar.
Converse com seu médico se você deve comer mais ou menos alimentos ricos em fibras.Tente comer pequenas refeições mais vezes por dia, em vez de apenas 2 ou 3 refeições maiores. Evite alimentos que causam gases, como refrigerantes, repolho e feijão (veja mais no artigo Flatulência).
FODMAPs
FODMAPs são carboidratos (Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis) fermentáveis no intestino humano.
Os FODMAPs quando mal absorvidos no intestino podem resultar em sintomas tais como inchaço, diarreia, gases, constipação ou dor abdominal, principalmente em pessoas com Síndrome do Intestino Irritável.
A baixa dieta em FODMAPs é atualmente reconhecida como terapia de primeira linha no tratamento dos sintomas da síndrome. A dieta deve ser de exclusão dos fodmaps até melhora dos sintomas e após a reintrodução.
*esta dieta deve ser acompanhada por um nutricionista
Aplicativos que auxiliam a realização desta dieta: Google Play ou Apple Store
Diário alimentar
O seu médico pode pedir-lhe para manter um diário alimentar para ver se quando você come um determinado alimento, por exemplo, o leite pode piorar os sintomas. Irá também ajudá-lo a identificar as coisas que causam estresse em sua vida e irá sugerir maneiras para ajudar a controlá-los. As técnicas de relaxamento ou biofeedback podem ajudá-lo a controlar o estresse.
Medicamentos
- Agentes formadores de bolo fecal, tais como as fibras.
- Medicamentos antiespasmódicos para retardar as contrações no intestino e ajudar com diarréia e dor.
- Antidepressivos, que podem ajudar a controlar a dor crônica.
- Medicamentos para ajudar com constipação de ventre ou diarréia
Quanto tempo os efeitos duram?
Porque a SII é uma doença crônica, você pode ter crises de sintomas em toda a sua vida. Embora a cura não foi encontrada, a doença pode geralmente ser controlada. A Síndrome do Intestino Irritável não vai progredir para algo pior.
Como posso me cuidar ?
- Siga as recomendações do profissional de saúde.
- Aprenda técnicas de gerenciamento de estresse para reduzir o stress e ansiedade em sua vida. O aconselhamento com um profissional da área pode ser útil.
- Exercite-se regularmente, de acordo com as recomendações. O exercício ajuda a manter os movimentos intestinais regulares. Também pode ajudar a manter os níveis de serotonina no cérebro, o que pode diminuir os sintomas de depressão e estresse.
- Beba muita água.
- Não beba bebidas alcoólicas, o que pode tornar os sintomas da SII pior.
- Selecione seus alimentos com cuidado. Se um alimento parece trazer os seus sintomas, evite-o. No entanto, não elimine um alimento só porque ele parece causar sintomas um tempo. Certifique-se de que este alimento produz sintomas várias vezes antes de retirá-lo da dieta. Você deve tentar manter muitos alimentos diferentes em sua dieta, pois uma dieta variada fornece uma melhor nutrição.
Como posso ajudar a prevenir a síndrome do intestino irritável (SII)?
Não há maneira de prevenir SII, sua causa ainda é desconhecida. No entanto, ter um estilo de vida saudável pode ajudar a prevenir os sintomas:
- Ter uma dieta saudável
- Comer refeições regulares e não pular refeições
- Dormir o suficiente cada noite, geralmente de 7 a 9 horas por noite
- Faça o que puder para reduzir e controlar o estresse em sua vida.