- Enciclopédia -
Cuidados com a gastrostomia
Gastrostomia é uma abertura criada no estômago para a parede do abdome. A gastrostomia pode ser necessária se o paciente não for capaz de ingerir pela boca comida suficiente para uma boa nutrição. Desta forma, alimentos e líquidos são dados por meio de um tubo colocado na abertura no estômago. Um disco de plástico ou balão que fica no interior do estômago prende o tubo no lugar.
Você ou seu cuidador terá que aprender a cuidar da gastrostomia. Sua equipe de atendimento médico vai ensinar o que você precisa saber para se sentir seguro e confortável para cuidar da gastrostomia em casa.
- Lave as mãos com água e sabão antes e depois de tocar a área.
- Use água morna e sabão para limpar em volta do local de 2 a 3 vezes por dia ou conforme necessário.
- Certifique-se de gentilmente esfregar todas as áreas crostosas na pele em volta do tubo e sobre o próprio tubo.
- Após a limpeza, lavar ao redor da área com água e secar.
- Você pode usar uma pomada antibiótica ao redor do local, se a área parece vermelha ou machucada.
A extremidade do tubo tem de se manter encostado à parede interior do estômago mas sem ficar muito apertado. Se estiver muito apertado a parte que esta dentro do estômago pode “migrar” para dentro da parede abdome gerando um problema sério.
Quando o tubo está encostado à parede do estômago e corretamente no lugar, voçê pode marcar com caneta de tinta permanente o local onde o tubo sai do estômago. Então você pode facilmente verificar se o tubo está corretamente no lugar, olhando para a marca. Verifique diariamente para se certificar de que a extremidade do tubo está no lugar, empurrando e puxando suavemente o tubo até sentir resistência.
Durante um banho, lembre-se:
- Prenda o tubo antes de tomar banho.
- Evite água quente demais pois pode irritar a pele macia no local tubo.
- Use apenas sabonetes suaves e panos macios.
Seu médico lhe dirá quando você pode voltar às suas atividades normais. Você pode ser orientado para evitar atividades por um período. Certifique-se sempre de que o tubo está cuidadosamente protegido sob a roupa.
A gastrostomia não deve impedi-lo de voltar ao trabalho ou da maioria das atividades. Se você tiver dúvidas, pergunte ao seu médico. A gastrostomia não precisa limitar a sua oportunidade de viajar. Porém tenha sempre um kit de viagem de suprimentos de emergência com você.
O kit de viagem deve incluir:
- Cateter Foley (pergunte ao seu médico o tamanho do cateter)
- Seringa
- Gel lubrificante
- Números de telefone de emergência.
Quais problemas posso ter com uma gastrostomia?
Possíveis problemas com uma gastrostomia incluem:
- Vazamento em torno da sonda de gastrostomiaPara evitar o vazamento do conteúdo do estômago, puxe o tubo para que o disco plástico ou o balão encoste à parede do estômago. Chame o seu médico se o vazamento continua.
- Canal de alimentação obstruídoO bloqueio pode ser causado por acúmulo de alimentos ou de medicamentos no tubo ou por fluidos corporais, crostas em torno da abertura. Lavar o tubo com 10 mL de água morna para limpar o tubo de qualquer bloqueio. Se o tubo ainda parece bloqueado, ligue para o seu médico.
- Drenagem em torno da gastrostomiaAlguma drenagem ao redor do tubo de gastrostomia é normal, especialmente logo após a alimentação. Limpe a pele ao redor, muitas vezes. Certifique-se de remover todas as áreas crostosas do próprio tubo. Isso deve ajudar a diminuir as chances de obstrução.
- Tecido de granulação em torno da gastrostomiaUma pequena quantidade de tecido vermelho pode se desenvolver em torno da gastrotomia. Isto é chamado de tecido de granulação. Não se assuste, isto é normal. Mas se houver uma grande quantidade de tecido, se a área estiver inflamada, ou se o tecido estiver interferindo com o cuidado da sonda, ligue para o seu médico.
- Vômitos ou diarreiaVômitos e diarreia podem ser causados pela migração do tubo para dentro do estômago bloqueando assim a saída do estômago para o duodeno. Para evitar isto, voçê deve medir o comprimento do tubo diariamente a partir do local de saída do estômago para a extremidade do tubo. Compare este número com a medida que você fez anteriormente. Se a marcação do tubo não aparece, puxe o tubo até visualizar a marcação. Se você não conseguir puxar delicadamente o tubo, fixe-o na posição e ligue para o seu médico.
- Inchaço e vômitoAcúmulo de gás e alimentação em excesso podem causar inchaço do estômago e ânsia de vômito. Abrir o tubo irá permitir que o ar escape e gradualmente alivie o problema.
- Quebra do tuboA maioria dos tubos tem duração de 6 meses. Eventualmente, o tubo de borracha rompe e fica mais difícil de usar. Muitas vezes, a ponteira utilizada para adicionar a fórmula de alimentação quebra ou racha. Estes são sinais de que o tubo tem de ser substituído.
O que devo fazer se eu precisar ir de emergência para o hospital?
Se você precisa ir para o hospital ou pronto-socorro, levar o seu “kit de viagem” e qualquer informação útil que você tem sobre a sua gastrostomia (data que foi realizada, tamanho do tubo, tipo de tubo, copia do laudo da realização, contato da clinica, …). Se a sonda de gastrostomia foi acidentalmente puxada para fora, levá-la com você.
Quando devo ligar para o meu médico?
- Se o tubo sair. Não é perigoso, mas a abertura pode fechar muito rapidamente, por isto um novo tubo precisa ser colocado antes que isso aconteça. Certifique-se de chamar o seu médico para instruções se o seu tubo de alimentação acidentalmente sair.
- Se houver um monte de drenagem ao redor do tubo, principalmente se houver pus.
- Se tiver febre de 37,8 ° C ou superior.
- Se tiver dor de forte intensidade com a alimentação.