- Enciclopédia -
Cirrose
A cirrose hepática é uma doença causada por reação fibrótica (cicatrizações) do fígado ao longo de um período longo de tempo (meses a anos).
O fígado é uma parte muito importante do corpo.
- Ele ajuda o organismo a se livrar de substâncias nocivas, incluindo nicotina, álcool e outros venenos.
- Ajuda a digerir as gorduras do corpo
- Armazena açúcar, que o corpo utiliza para obter energia.
- Produz muitas proteínas, que são os blocos de construção para todas as células do corpo.
- Ele armazena vitaminas.
- Faz parte do sistema de coagulação do sangue.
Cicatrizações repetidas do fígado causam danos permanentes e tornam mais difícil para o fígado fazer seu trabalho.
Várias coisas podem fazer com que o fígado tenha inflamação e cicatrizações repetidas e conseqüentemente ocorrer cirrose.
São elas o uso abusivo de álcool, hepatites crônicas (hepatite B, hepatite C), doenças hereditárias e autoimunes, exposição a longo prazo a produtos químicos tóxicos e minerais, alguns medicamentos.
As alterações no fígado que levam a cirrose ocorrerem de forma gradual. Se a causa da lesão é contínua, as células do fígado começam a morrer.
Depois de algum tempo as células do fígado que morrem são substituídas por tecido cicatricial. Este tecido cicatricial não pode fazer o trabalho que o fígado precisa fazer.
Quando isto ocorre os produtos eliminados pelo fígado normalmente começam a acumular-se no sangue e deixá-lo doente.
- cansaço
- equimoses fáceis (roxos na pele)
- perda de apetite
- tremores das mãos
- náuseas ou vômitos
- icterícia (pele amarela)
- coceira
- dor abdominal
- inchaço da barriga ou tornozelos
- vômitos com sangue
- evacuações esbranquiçadas ou com sangue
- perda de peso.
Como é feito o diagnóstico?
Tanto um histórico médico e um exame físico são muito importantes para o diagnóstico de cirrose. A história médica ajuda o seu médico saber o que pode estar causando o dano hepático. O exame físico ajuda o seu médico saber quanto o fígado está danificado.
Exames de sangue dão informações sobre a forma como o fígado está funcionando. Eles também podem ajudar a encontrar a causa da cirrose, por exemplo, a hepatite B ou C. Exames como um ultra-som ou tomografia computadorizada dão imagens do fígado e informações sobre tamanho e condição do órgão.
Como é tratada?
Os danos no fígado da cirrose são permanentes, mas o tratamento pode interromper ou atrasar mais danos. O tratamento também pode ajudar a prevenir algumas complicações.
O primeiro passo importante é remover o que está causando o dano, se possível. Por exemplo, você deve parar de beber álcool. Se você tem hepatite infecciosa, a infecção pode ser tratada com medicamentos.
Em todos os casos você deve ter uma dieta saudável. O corpo precisa de todos os nutrientes recomendados para manter os tecidos saudáveis. Você pode precisar de suplementos de vitaminas e pode ter que mudar sua dieta. Seu médico ou nutricionista podem dizer quais são suas necessidades dietéticas, dependendo de quanto o seu fígado está danificado.
A cirrose pode causar problemas em outras partes do corpo decorrentes da hipertensão portal. Por exemplo, o fluido pode acumular-se em sua barriga (ascite).
ocê pode ter hemorragia do esôfago (o tubo que liga a garganta ao estômago) ou no estômago, causando vômitos ou evacuações com sangue. Isto pode acontecer se houver ruptura de varizes de esôfago ou de varizes gástricas.
Um transplante de fígado é um possível tratamento, mas se você é um candidato para esta cirurgia depende de uma série de fatores, tais como a sua saúde em geral e se você não ingere álcool.
- Siga as recomendações do profissional de saúde.
- Seguir a dieta recomendada.
- Não beba álcool.
- Siga os conselhos do seu médico sobre como evitar medicamentos que podem prejudicar mais o fígado. Isto inclui medicamentos sem receita médica.