- Enciclopédia -
Câncer de pâncreas
O pâncreas é o órgão localizado atrás do estômago. Produz o suco pancreático composto de enzimas para ajudar a quebrar alimentos no intestino delgado para absorção dos nutrientes. O pâncreas também produz alguns hormônios como insulina. Os hormônios ajudam o corpo a usar e armazenar a energia que recebe dos alimentos.
Câncer do pâncreas é um crescimento anormal das células do pâncreas. O câncer normalmente começa nos dutos que transportam sucos pancreáticos e geralmente próximo a sua junção com o duodeno, conhecida como cabeça do pâncreas.
A causa exata do câncer de pâncreas não é conhecida. A maioria dos casos de câncer de pâncreas ocorrem em adultos mais velhos.
Algumas coisas que podem aumentar o risco desta doença são:
- fumar (até um terço dos casos podem estar relacionados à exposição ao tabaco)
- diabetes
- pancreatite crônica
- obesidade
Raramente, algumas famílias que herdaram condições que aumentam o risco de câncer de pâncreas.
Quais são os sintomas?
O câncer de pâncreas tem sido chamado de doença silenciosa, pois geralmente não causa sintomas no início. Quando os sintomas aparecem, eles podem ser tão vagos que podem ser ignorados ou parecem ser alguma outra doença.
Alguns sintomas de câncer de pâncreas são:
- amarelamento da pele e dos olhos, chamada icterícia
- dor na barriga superior ou nas costas
- perda de peso sem motivo conhecido
- perda de apetite
- cansaço
Esse tipo de câncer geralmente não pode ser detectado precocemente, ao contrário de outros tipos de câncer, como câncer de mama e de cólon, porque o pâncreas está escondido, no fundo do abdômen.
Os testes que você pode ter que fazer são:
- • testes de sangue, tais como CEA e CA 19-9
- • A tomografia computadorizada do abdome e da pelve
- • Ultra-som endoscópico (A tubo fino, flexível iluminado é colocado através da boca até o estômago. Ele solta ondas sonoras de alta energia fora dos órgãos para criar uma imagem dos órgãos e estruturas e ajuda a encontrar a área de câncer.)
- • Laparoscopia (vídeocirurgia onde é feito um pequeno corte para examinar o interior do abdome. Uma amostra de tecido (biópsia) pode ser removida para testes.
- • Colangiopancreatografia endoscópica ou CPRE (Este procedimento é feito usando os raios X e um tubo flexível e iluminado chamado duodenoscópio para ver o interior do estômago e da primeira parte do intestino delgado)
Como é tratado?
O tratamento depende de quanto o câncer se espalhou e de sua saúde geral. Pode ser tratado com cirurgia, quimioterapia, radioterapia, ou uma combinação destes tratamentos.
A totalidade ou parte do pâncreas e alguns outros órgãos, tais como a vesícula biliar e intestino delgado, podem ser removidos com a cirurgia. (Raramente é o pâncreas todo removido).
Se o câncer não pode ser removido, outros tipos de cirurgias, chamadas derivações bileo-digestivas, podem ajudar a diminuir os sintomas.
Próteses biliares autoexpansíveis colocadas por CPRE também poder ser utilizadas com esta finalidade.
O seu médico pode lhe dar outros tratamentos para ajudar com a dor, tais como medicamentos opióides e secção da inervação que causa dor.
Quanto tempo os efeitos duram?
O câncer de pâncreas é muito difícil de controlar. Os sintomas geralmente não são reconhecidos até tardiamente no curso da doença, quando geralmente a cirurgia não é mais capaz de curar o câncer. No entanto, por vezes, o câncer de pâncreas é diagnosticada precocemente e curado com cirurgia. Quando a cura não é possível, o tratamento pode melhorar a qualidade de vida, controlando os sintomas e as complicações da doença.
Como posso me cuidar ?
- Siga os conselhos do seu médico sobre dieta.
- Faça refeições pequenas e freqüentes, em vez de grandes refeições.
- Tome os comprimidos de enzimas pancreáticas se o seu médico prescreveu. Essas pílulas substituem as enzimas normalmente produzidas pelo pâncreas para ajudar a digerir a comida.
- Descansar o suficiente.
- Tomar remédio para dor como prescrito quando você precisar. Não atrasar ou evitar tomar medicamentos prescritos.
- Seus medicamentos podem fazer você ficar sonolento. Não dirija ou faça coisas que você deve estar bem acordado para fazer.
- Discutir seus sintomas e preocupações abertamente com o seu médico.
Como posso evitar o câncer de pâncreas?
Uma vez que as causas não são conhecidos, não há nenhuma maneira de confiança para o evitar. Diretrizes gerais de prevenção de câncer incluem comer, ter uma dieta saudável, a manutenção de um peso saudável, e evitar o tabaco e o álcool. Evitar o uso do tabaco é a melhor maneira de diminuir o risco de câncer de pâncreas, bem como vários outros tipos de câncer.