- Enciclopédia -
Aderências Intestinais
Aderências intestinais são faixas de tecido fibroso feitas por cicatrizes que podem conectar duas partes do intestino. Também podem ligar o intestino com outros órgãos ou com a parede do abdômen. Aderências normalmente não causam quaisquer problemas, mas podem causar obstrução intestinal. O intestino pode ser bloqueado, porque ter ficado dobrado e preso num pequeno espaço.
A maioria das adesões se formam após cirurgia abdominal ou infecção no abdômen. Às vezes, as adesões estão presentes desde o nascimento.
Quais são os sintomas?
Aderências no abdômen geralmente não causam sintomas. Se causam obstrução, os sintomas podem incluir:
- dor abdominal tipo cólica
- vômito
- inchaço do abdômen
- incapacidade de eliminar gás
- parada das evacuações
Como são diagnosticadas?
Seu médico irá perguntar sobre seus sintomas e verificar o seu abdômen para verificar a presença de inchaço e ruídos intestinais (sons borbulhantes normais).
Os testes que você pode ter que fazer são:
- Raios X do abdome
- Rx contrastado do intestino, que usam um líquido de contraste e raios-X para examinar o intestino
- Tomografia de abdome
- Exames laboratoriais de sangue.
As aderências são muitas vezes difíceis de diagnosticar. Você pode precisar de cirurgia para encontrar a causa de sua dor.
Como são tratados?
Se o seu intestino está apenas parcialmente bloqueado, o cirurgião pode colocar o intestino em repouso. Isto é feito com um tubo nasogástrico, que é um tubo colocado através do nariz até o estômago. O tubo remove o excesso de gás e de líquidos. Se isso alivia o bloqueio, então você pode ser capaz de retornar a função normal do intestino.
Na maioria dos casos é necessária uma cirurgia para liberar o intestino de aderências que causam obstrução. Uma cirurgia laparoscópica (através de pequenos cortes e pequenas ferramentas controladas por uma câmera) muitas vezes pode aliviar o bloqueio e diminuir as chances de novas adesões. Aderências graves são tratadas com cirurgia aberta.
Quanto tempo duram os efeitos?
Qualquer operação abdominal ou infecção abdominal pode causar aderências, mas a maioria das aderências não causam sintomas ou bloqueio. No entanto, há sempre o risco de que as adesões venham causar problemas, por vezes muitos anos após a cirurgia ou uma infecção.
Como posso cuidar de mim mesma?
- Siga as instruções do profissional de saúde.
- Tome o medicamento prescrito conforme indicado.
- Siga as recomendações sobre a dieta.
Como posso ajudar a prevenir as aderências?
Como o desenvolvimento de aderências depende de muitos fatores estas não podem ser evitadas completamente.