X

Endoscopia Terapêutica

A clínica ProGastro possui profissionais altamente qualificados para
a realização de procedimentos endoscópicos avançados.

Endoscopia terapêutica é o ramo da endoscopia digestiva que realiza o tratamento endoscópico de doenças do tubo digestivo.

Através da endoscopia terapêutica, são realizados tratamentos como hemostasia de lesões sangrantes do tubo digestivo, dilatação de estenoses, ressecção de tumores precoces e desobstrução da via biliar.

Além disto podem ser realizados procedimentos para conforto de pacientes graves, como a gastrostomia endoscópica e a passagem de próteses em tumores avançados.

Conheça alguns dos procedimentos endoscópicos realizados pela clínica ProGastro:

DILATAÇÃO ESOFÁGICA

Dilatação do esôfago é a técnica utilizada para
esticar uma parte bloqueada ou estreitada
do esôfago. Este procedimento é usado
quando uma parte do esôfago tornou-se tão
estreita que se torna difícil, ou mesmo
impossível e doloroso para engolir.

Saiba mais

DILATAÇÃO DO CÓLON

Estenose do intestino é o estreitamento parcial ou total do intestino grosso (ou raramente do intestino delgado) que impede a progressão do conteúdo através do mesmo.

Saiba mais

DILATAÇÃO DO PILORO

Estenose do piloro é o estreitamento parcial ou total do mesmo que impede a progressão do conteúdo do estômago para o duodeno.

Saiba mais

GASTROSTOMIA ENDOSCÓPICA

Gastrostomia endoscópica é a colocação de um tubo de alimentação diretamente para o estômago, através da parede abdominal.

Saiba mais

LIGADURA ELÁSTICA DE VARIZES ESOFÁGICAS

A ligadura elástica é considerado o melhor procedimento para o tratamento das varizes de esôfago. Estas surgem em pacientes que possuem pressão aumentada da veia porta (hipertensão portal) que possui várias causas sendo a principal delas a cirrose hepática.

Saiba mais

PAPILOTOMIA ENDOSCÓPICA

Realizada em quase todos os exames de colangiopancreatogragia retrógrada endoscópica (CPRE), a papilotomia endoscópica é o procedimento de abertura do ducto biliar comum. Tem o objetivo de alargar a abertura da papila duodenal para a drenagem da bile com maior facilidade.

Saiba mais

POLIPECTOMIA

A polipectomia é a remoção completa de um pólipo permitindo assim o diagnóstico exato e muitas vezes a cura do próprio problema. Existem várias técnicas para a realização do procedimento que dependem do tamanho e do tipo de pólipo a ser ressecado.

Saiba mais

PRÓTESES AUTOEXPANSÍVEIS

As neoplasias do trato gastrointestinal podem
as vezes crescer ao ponto de não poderem ser
mais operadas levando a obstrução do tubo
digestivo. Nestes casos são realizado
tratamentos para prolongar e melhorar a
qualidade de vida dos pacientes. Com este
propósito pode-se realizar a passagem
de próteses autoexpansíveis. Estas são
próteses metálicas que são passadas através
do tumor e quando liberadas se abrem aumentando
assim o canal do tubo digestivo obstruído.

Saiba mais

RETIRADA DE CÁLCULOS DA VIA BILIAR

Durante a CPRE, após a cateterização da via biliar e infusão de contraste, realiza-se o RX, que pode mostar cálculos (pedras) que podem estar obstruindo a saída da bile e causando os sintomas no paciente.

Saiba mais

TRATAMENTO ENDOSCÓPICO DE VARIZES GÁSTRICA

Alguns pacientes com hipertensão portal podem desenvolver veias dilatadas (varizes) no estômago. Estas ficam geralmente próximo da transição do estômago com o esôfago ou na parte inicial do estômago chamada de "fundo gástrico".

Saiba mais

Enciclopédia do Aparelho Digestivo