X

Enciclopédia do aparelho digestivo

V > Varizes de Esôfago
Especialidade: Hepatologia

O que são varizes de esôfago?

As varizes esofágicas são veias inchadas nas paredes do esôfago. O esôfago é o tubo que liga a garganta ao estômago.

Nas varizes a pressão nas veias inchadas é maior do que o normal. O aumento da pressão pode romper as veias, resultando em sangramento súbito e grave. Devido a este risco de sangramento, varizes esofágicas são um problema sério de saúde.

Qual é a causa?

As varizes de esôfago são causadas pela hipertensão portal. A causa mais comum de hipertensão portal é a cicatrização do fígado por alguma inflamação continua (hepatite crônica). A cicatrização continuada do fígado leva a formação de tecido fibroso,uma condição chamada de cirrose.

Quais são os sintomas?

A menos que você tenha um sangramento, você não terá sintomas das varizes. Nos casos de sangramento leve você pode ter apenas pequenas perdas de sangue, que passam através do sistema digestivo gerando fezes escurecidas e com mau-cheiro intenso (melena). Se o sangramento for intenso, voçê pode ter vômitos com sangue e fezes sanguinolentas.

Como é feito o diagnóstico?

Seu médico pode suspeitar de varizes de esôfago, se você tem doença hepática avançada. Então ele irá solicitar:

Como é tratada?

Varizes que não tenham ainda sangrado podem ser tratadas com medicamentos, tais como beta-bloqueadores ou nitratos. O medicamento vai reduzir o risco de sangramento, baixando a pressão do sangue nas veias varicosas.

Tratamento de emergência para varizes que estão sangrando inclui medicamentos e infusão de soro intravenoso.

Vários métodos podem ser utilizados para tratar o sangramento em atividade, tais como:

  • injeção de medicamento nas veias para levá-los a cicatrizar e fechar
  • colocação de elásticos em torno das veias salientes para fechá-los, procedimento chamado de ligadura elástica de varizes de esôfago

tamponamento com balão: um tubo com um balão vazio no final é colocado no esôfago, onde o sangramento se encontra. O balão é enchido com ar. A pressão do balão cheio para a hemorragia.

Como posso me cuidar ?

  • Certifique-se de seguir as instruções do profissional de saúde.
  • Se você tem cirrose alcoólica, é muito importante parar de beber.
  • A hepatite infecciosa fará seu fígado cicatrizar cada vez mais. Pergunte ao seu médico se você precisa de vacinas para prevenir a hepatite A ou B. Não há vacina contra a hepatite C.
  • É importante para não romper as varizes , evitar esforço físico vigoroso e quadros de tosse e vômitos, tanto quanto possível. Se precisar de ajuda com estes problemas, pergunte ao seu médico