X

Enciclopédia do aparelho digestivo

R > Rastreamento de Câncer de Cólon
Especialidade: Proctologia

O que é o rastreamento do câncer colorretal?

Rastreamento do câncer colorretal é a pesquisa para o diagnóstico precoce do câncer do reto e cólon (intestino grosso).

Por que é importante?

O câncer colorretal é uma das principais causas de morte por câncer no país, mesmo que seja um câncer que pode ser prevenido.

O rastreamento do câncer colorretal verifica pólipos assim como do câncer. Pólipos são crescimentos dentro do intestino que às vezes se tornam câncer. Quando os pólipos são encontrados no início, podem ser removidas antes que se tornem cancerosos, e assim prevenir o câncer.

O rastreamento também pode encontrar câncer em seus estágios iniciais, antes que cause sintomas. Se o câncer for descoberto no início, que muitas vezes pode ser curado através de cirurgia ou até mesmo por colonoscopia. Infelizmente, sem rastreio, o câncer colorretal é freqüentemente encontrado tarde demais para uma cura.

Quais são os testes de triagem?

Exame de sangue oculto nas fezes: é um teste de laboratório de uma amostra de evacuação (fezes). Ele procura por vestígios de sangue nas fezes. Este teste é simples e não custa muito.

Existem 2 tipos básicos de testes de sangue nas fezes:

- Um deles é normalmente referido como FOBT. Neste muitas coisas podem afetar a precisão do exame. Comer certos alimentos antes de realizar este teste pode causar resultados incorretos. Durante 2 dias antes de testar as suas fezes, você não deve comer beterraba ou carne vermelha. Além disso, não tomar vitamina C, suplementos de ferro, ou de medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, ibuprofeno ou diclofenaco, durante 2 a 3 dias antes do teste.

- Um novo teste chamado teste imunoquímico fecal (FIT) é feito da mesma maneira como o FOBT exceto que um produto químico diferente é usado para testar as amostras de fezes. Para o FIT você não tem que evitar alguns alimentos ou medicamentos antes de recolher a amostra de fezes, e você precisa ter apenas uma amostra 1.

Pergunte ao seu médico sobre as instruções para o teste específico. E lembre-se que algumas condições além do câncer, como uma úlcera, pode causar um teste de sangue positivo fezes.

Colonoscopia: a colonoscopia tem um longo alcance e pode verificar o reto e todo o cólon. Seu médico pode usar o exame para remover pólipos ou outros tecidos. O tecido será verificado para o câncer no laboratório. Por isto é o melhor exame para rastreamento do câncer colorretal.

Quando deve-se iniciar o rastreamento para o câncer colorretal?

Todas as pessoas devem fazer o rastreamento aos 50 anos de idade. Se você tem um pai, irmão, ou irmã que teve pólipos ou de câncer no cólon, especialmente antes que eles tivessem 50 anos de idade, você pode ter um maior risco de pólipos ou câncer. Neste caso, o seu médico pode querer começar a triagem antes de você ter 50. Você também pode precisar se examinado com mais freqüência do que as diretrizes rastreio regular recomendam.