X

Enciclopédia do aparelho digestivo

P > Pólipos de Colon e Reto
Especialidade: Proctologia

O que são pólipos no cólon ou reto?

Os pólipos são crescimentos na parede interna do cólon ou do reto. O cólon e o reto são partes do intestino grosso.

Quais são os tipos de pólipos?

Os pólipos podem ser apenas pequena elevações da mucosa chamados de pólipos hiperplásicos. Outros podem ser tumores benignos (adenomas) que podem ser planos (sésseis) ou alongados (pediculados).

Como eles ocorrem?

A causa de pólipos não é conhecido. Qualquer pessoa pode ter pólipos, mas algumas pessoas são mais prováveis do que outras para obtê-los. É mais provável ter pólipos se:

  • Você está com mais de 50 anos de idade.
  • Você teve pólipos antes.
  • Alguém de sua família teve pólipos.
  • Alguém de sua família teve câncer de cólon ou reto.

Quais são os sintomas?

Pólipos geralmente não causam nenhum sintoma. Se pólipos forem encontrados, eles devem ser removidos e analisados no laboratório de patologia.

Os pólipos não são necessariamente nocivos, mas alguns pólipos podem se transformar em câncer ou podem causar sangramento. Se você tem um alto risco de pólipos, o seu médico irá recomendar exames de cólon regulares para procurar e remover pólipos.

Como são diagnosticados?

Você deve ser examinado para pólipos quando você atingir a idade de 50 anos. (Você pode precisar de ser testado mais cedo do que isso, se você tem um histórico familiar de câncer de cólon ou pólipos.)

Um ou mais dos seguintes testes podem ser feitos para procurar pólipos:

  • Sigmoidoscopia: um exame do reto e cólon sigmóide (a parte inferior do intestino grosso) com um instrumento de visualização chamado endoscópio colocar em seu intestino.
  • Colonoscopia: um exame que usa um longo alcance de olhar para o interior de todo o seu cólon e reto.

Como são tratados?

  • Pólipos devem ser removidos quando eles são encontrados. A remoção de pólipos geralmente é simples e muitas vezes pode ser feita durante uma colonoscopia através do procedimento de polipectomia.
  • Algumas pessoas têm uma condição rara chamada polipose adenomatosa familiar. Isto significa que há muitos pólipos adenomatosos ao longo do cólon e do reto. Pólipos adenomatosos implicam um risco muito elevado de câncer. Esta condição pode ter que ser tratada com a remoção de parte ou de todo o cólon e do reto.

Quanto tempo os efeitos duram?

Se não for removido cedo, alguns pólipos podem se tornar cancerosos. Se pólipos cancerosos não são tratados, eles são uma ameaça à vida. É importante seguir o tratamento recomendado pelo o seu médico.

Porque alguns pólipos podem se tornar cancerosos, você deve fazer uma colonoscopia de 1 a 5 anos após a remoção dos pólipos. O seu medico lhe dirá quando você precisará repetir os exames.

Como posso me cuidar?

  • Siga as recomendações do seu médico para o tratamento.
  • Coma alimentos com baixo teor de gordura e ricos em fibras.
  • Pergunte ao seu médico quando você deverá repetir o exame de colonoscopia.