X

Enciclopédia do aparelho digestivo

H > Hipertensão Portal
Especialidade: Hepatologia

Cirrose e hipertensão portal

Em pessoas que têm cirrose, as células do fígado estão danificadas e não podem reparar-se. Quando as células do fígado morrem, forma-se tecido cicatricial. Quando este tecido cicatricial se acumula, o sangue não pode fluir através do fígado adequadamente.

Normalmente, os resíduos no sangue são filtrados para fora quando o sangue passa através do fígado. Se o tecido da cicatriz impede o sangue de fluir normalmente através do fígado, o sangue não é filtrado. Assim os resíduos podem acumular-se no corpo causando distúrbios que podem levar até o coma e à morte.

O que é o Hipertensão portal?

Normalmente, o sangue é transportado para o fígado por um grande vaso sanguíneo chamado de veia porta. Se o sangue não pode fluir facilmente através do fígado devido a cirrose, o sangue nesta veia aumenta e a pressão no interior do vaso também. Este aumento da pressão sanguínea na veia porta é chamado hipertensão portal.

O que causa hipertensão portal?

Se o sangue não pode fluir normalmente através da veia porta, ele deve retornar ao coração utilizando outros vasos, na maioria das vezes aqueles encontrados no esôfago, estômago e intestinos.

Se o sangue não pode fluir normalmente através da veia porta, ele deve retornar ao coração utilizando outros vasos, na maioria das vezes aqueles encontrados no esôfago, estômago e intestinos.

Varizes têm paredes finas e podem facilmente romper, porque eles não são destinados a lidar com o grande fluxo de sangue e tamanha pressão.

Sangramento de um vaso sanguíneo rompido é grave e pode mesmo ser fatal. Além disso, como a veia porta está bloqueada, toxinas no sangue não são limpas pelo fígado e permanecem no corpo.

Qual o tratamento para hipertensão portal?

O tratamento visa evitar mais danos ao fígado e a prevenção e tratamento de complicações (como sangramento de vasos sanguíneos que rompem).

O seu médico pode prescrever um medicamento para ajudar a prevenir o rompimento dos vasos sanguíneos. Estes medicamentos tem vários efeitos colaterais e nem todas as pessoas toleram o seu uso.

Nos casos de ruptura de um vaso o tratamento de escolha para a parada do sangramento é a ligadura elástica das varizes de esôfago. Este procedimento também é realizado para a prevenção da ruptura destes vasos evitando assim um quadro de hemorragia.

Quando o sangramento não foi decorrente de varizes do esôfago, o tratamento endoscópico para varizes do estômago se faz através da injeção de uma cola biológica no interior do vaso.

Caso estes procedimentos não sejam bem sucedidos, uma pessoa com hipertensão portal pode precisar fazer um procedimento para ligar os vasos sanguíneos, de tal modo que o sangue não passe mais através do fígado diminuindo assim a pressão no local. Este procedimento pode ser feito por:

Cirurgia (derivação porto-sistêmica):

Acesso endovascular (TIPS):

O que posso fazer para me ajudar?

  • Se você bebe álcool, a coisa mais importante que você pode fazer é parar. O álcool só mantém a danificação do fígado. Alguns medicamentos, vitaminas e remédios à base de plantas também podem danificar o seu fígado.
  • Fale com o seu médico antes de tomar outros medicamentos, incluindo antibióticos, pílulas anticoncepcionais e até mesmo sintomáticos como o paracetamol.
  • Também é importante para você cuidar bem de si mesmo. Quando em repouso, certifique-se de levantar seus pés e pernas, especialmente se eles estão inchados.
  • Ter uma dieta equilibrada. Pergunte ao seu médico se você deve seguir uma dieta especial.
  • Evitar o sal também pode ajudar com a retenção de líquidos e inchaço.