X

Enciclopédia do aparelho digestivo

H > Hepatite Alcoólica
Especialidade: Hepatologia

O que é a hepatite alcoólica?

A hepatite alcoólica é uma doença do fígado caracterizada por lesão direta das células do fígado por abuso de álcool. Esta doença pode ocorrer depois de anos de consumo excessivo, ou pode ocorrer após episódios isolados de consumo excessivo de álcool.

Quais são os sintomas ?

Os sintomas podem incluir:

  • Perda de apetite
  • Náuseas ou vómitos
  • Dor abdominal
  • Febre
  • Icterícia (amarelamento da pele ou da parte branca dos olhos)
  • Urina escura
  • Inchaço do fígado (plenitude no abdome superior direito)

Vómitos com sangue, desmaios, perda de memória, desmaios e alucinações podem se desenvolver quando a doença progride. Isso se torna pior com mais abuso de álcool. Quanto mais você bebe, maior o risco para a hepatite alcoólica grave.

Uma dieta pobre faz parte do problema. Bebedores pesados não tem uma dieta equilibrada. Alimentos essenciais e vitaminas podem estar faltando. Isto leva à desnutrição, o que danifica o fígado ainda mais, e pode danificar o cérebro, nervos, estômago e outros órgãos.

Você não precisa beber a ponto de ser "alcoólatra" para causar danos ao fígado. Danos permanentes ao fígado como cirrose, insuficiência hepática e morte podem se desenvolver se você continuar a beber.

Como é feito o tratamento ?

O tratamento da hepatite alcoólica consiste em parar de beber e começar a ter uma dieta bem equilibrada. Você também deve tomar suplementos vitamínicos, especialmente a vitamina B1 (tiamina) e ácido fólico. Evite outros medicamentos que são tóxicos para o fígado, o seu médico pode dizer quais são eles.

Você deve ficar longe do álcool para se recuperar. Muitos dos efeitos da hepatite alcoólica aguda são reversíveis, se evitado o uso de álcool adicional. Participar de um grupo de recuperação, como AA ou procurar uma clínica de reabilitação ou grupo pode ajudar a dar-lhe o apoio que você precisa para fazer esta mudança possível.