X

Enciclopédia do aparelho digestivo

H > Hemorragia Digestiva Alta
Especialidade: Gastroenterologia

O que é o sangramento gastrointestinal superior?

Hemorragia gastrointestinal superior é a hemorragia do esófago (o tubo que liga a boca e estômago), do estômago, ou duodeno (a primeira parte do intestino delgado após o estômago).

Qual é a causa?

As causas mais comuns de sangramento gastrointestinal superior são:

  • uma úlcera no estômago ou duodeno
  • inflamação do estômago ou do esófago
  • medicamentos chamados anti-inflamatórios, como aspirina e diclofenaco
  • varizes de esôfago decorrene de doença avançado do fígado
  • as vezes, o esôfago sangra porque ele é rasgado depois de crises de vômitos fortes.
  • é incomum, mas câncer de estômago ou esôfago podem causar sangramento

Quais são os sintomas?

Vômito de sangue pode ser uma experiência muito assustadora. Nos casos leves, você pode notar pequenas quantidades de sangue, vermelho brilhante no seu vômito. Ou você pode ver um material marrom escuro ou preto que se parece com borra de café. Trata-se de sangue que foi digerido pelo estômago. Se o sangramento é grave, você pode manter-se vomitando grandes quantidades de sangue vermelho brilhante. Se você está tendo vômito com sangue, você precisa receber cuidados hospitalares imediatamente.

Outros sintomas podem acontecer de acordo com a causa da hemorragia. Estes sintomas podem ser:

  • azia (uma dor de queimação na porção superior do abdome)
  • dor de estômago
  • fezes escurecidas e com grande mal cheiro. Isto pode significar que você teve sangramento de estômago ou intestinos por algum tempo. O sangue que passa através do intestino é digerido e parece preto.

Como é feito o diagnóstico?

Seu médico irá perguntar sobre o seu histórico médico pessoal e familiar e sobre os seus sintomas. Você pode ter que fazer exames de sangue para medir a quantidade de sangue que você perdeu e para ver se o seu sangue tem problemas de coagulação. Outros exames também podem ajudar a encontrar porque você está tendo o sangramento.

Os testes podem incluir:

  • um teste para procurar sangue em suas fezes
  • uma endoscopia digestiva alta

Como é tratada?

O tratamento para hemorragia digestiva depende de sua causa, seus sintomas, sua saúde geral, e quaisquer complicações que possa ter. As metas são parar o sangramento e descobrir e tratar a causa. O tratamente é feito sempre em hospital.

Seu médico pode prescrever medicamentos para:

  • Tratar a irritação do trato digestivo.
  • Tratar ou prevenir uma infecção.
  • Prevenir náuseas e vômitos.

Se o sangramento é grave, você será tratado na sala de emergência. Você receberá soro através de uma veia. Isto irá permitir o acesso para ser dado líquidos diretamente em seu sangue.

Você também pode receber oxigênio com um pequeno tubo colocado sob o seu nariz ou através de uma máscara colocada sobre seu rosto. Você pode ter um tubo colocado através de seu nariz para baixo em seu estômago (sonda nasogástrica). O tubo tambem pode ser usado para dar fluidos ou medicamentos. Se você perdeu muito sangue, você pode precisar de uma transfusão de sangue.

Se você tiver sangramento intenso em seu esôfago, que não pode ser interrompido, um tubo especial com um balão na extremidade pode ser inserido em seu esôfago. Uma vez no lugar, o balão pode ser enchido com ar, de modo que pressiona a área de sangramento fazendo o sangramento parar.

Em casos raros, você pode precisar de cirurgia para tratar a hemorragia e até mesmo internação em UTI.