X

Enciclopédia do aparelho digestivo

H > Hemocromatose
Especialidade: Gastroenterologia

O que é sobrecarga de ferro?

Sobrecarga de ferro é o excesso de ferro no organismo. O Ferro é necessário para a produção de hemoglobina (uma proteína das células vermelhas do sangue), que transporta oxigênio pelo o corpo.

No entanto, o excesso de ferro pode levar a problemas de saúde. Quando o ferro se acumula no corpo pode afetar o fígado, coração e pâncreas. Isso pode levar a insuficiência cardíaca, diabetes, cirrose (falência hepática), câncer, impotência e depressão.

Transfusões freqüentes podem levar à sobrecarga de ferro mas a causa mais comum é uma alteração genética chamada de hemocromatose.

O que é a hemocromatose?

A hemocromatose é uma condição que faz com que seu corpo absorva e armazene mais ferro do que o normal. É uma doença genética e hereditária (passada dos pais para os filhos).

Quais são os sintomas?

Os sinais e sintomas da hemocromatose são diferentes de pessoa para pessoa. Os homens são mais propensos a ter sintomas do que as mulheres. Embora você nasce com ela, a maioria das pessoas que têm hemocromatose não apresentam sintomas da doença até atingirem a idade adulta.

Os sintomas também podem mudar, dependendo da quantidade de ferro na sua dieta ou se estiver tomando suplemento de ferro ou bebendo álcool. Os primeiros sintomas incluem fadiga, dor abdominal, dor nas articulações ou impotência. Para as mulheres, os períodos anormais ou menopausa precoce também podem ser um sinal.

As pessoas que têm níveis muito elevados de ferro podem ter a pele com uma cor escurecida. O fígado pode ficar maior ou pode tornar-se danificado e desenvolver cirrose. Outros sinais de hereditária hemocromatose incluem diabetes e problemas cardíacos.

Como é feito o diagnóstico?

Seus testes de laboratório podem ser anormais, mostrando sobrecarga de ferro no organismo. Além disto um teste genético é realizado para saber se você tem a mutação do gene que gera hemocromotose.

Além disto, você pode precisar fazer uma biópsia do fígado para ver se o seu fígado está danificado. Na biópsia o médico remove um pequeno pedaço de seu fígado e para análise em um microscópio.

Quem deve ser testado para hemocromatose ?

Todos com um parente com hemocromatose devem fazer exames de sangue para ver se também têm. Todas as pessoas com condições médicas que podem ser causadas por hemocromatose devem ser testadas para sobrecarga de ferro.

Como é feito o tratamento?

O objetivo do tratamento é diminuir o nível de ferro no sangue. Normalmente, isso é feito através da remoção de sangue de seu corpo (chamado flebotomia) em uma freqüência regular. É como doar sangue.

Se você tem hereditária hemocromatose , você pode fazer algumas coisas para ajudar:

  • Não tome suplementos de ferro, nem mesmo vitaminas com ferro neles.
  • Não tome suplementos de vitamina C.
  • Não comer muita carne vermelha.
  • Não beba álcool.