X

Enciclopédia do aparelho digestivo

H > H. Pylori
Especialidade: Gastroenterologia

O que é Helicobacter Pylori ?

Helicobacter Pylori ou H. pylori, é uma bactéria que pode causar irritação do estômago (gastrite). O H. pylori pode também causar úlceras no estômago ou duodeno. A infecção por H. pylori parece ser um fator de risco para o câncer de estômago. No entanto, a maioria das pessoas com H. pylori não têm câncer de estômago, úlceras e nem mesmo sintomas.

Qual é a causa?

Na maioria das vezes as bactérias são transmitidas através do contato com a saliva ou evacuações infectadas. Por exemplo, a bactéria pode ser transmitida ao compartilhar talheres ou não lavar as mãos antes de comer ou depois de usar o banheiro. A infecção tende a se espalhar entre as pessoas que vivem juntas e partilham comida e banheiro.

A infecção pelo H. pylori é bastante comum. O contato inicial geralmente acontece na infância e na meia-idade. No Brasil cerca de 70% dos adultos estão infectados com H. pylori.

Prevalência mundial do H. pylori

Os médicos estão tentando descobrir por que algumas pessoas infectadas com o H. pylori tem gastrites e úlceras, enquanto a maioria não tem esses problemas. Hábitos que irritam o estômago, como fumar ou beber álcool, podem contribuir para estes problemas.

Quais são os sintomas?

A maioria das pessoas com H. pylori não apresenta sintomas. Estes podem surgir apenas se houver inflamação do estômago (gastrite) em grau acentuado.

Se você tiver gastrite acentuada. Os sintomas podem ser:

  • dor de estômago
  • náuseas ou vómitos
  • azia ou queimação

Como é feito o diagnóstico?

Seu médico irá perguntar sobre seus sintomas e sua história pessoal e familiar de problemas estomacais. Ele também irá perguntar o quanto de álcool e nicotina que você usa.

Existem 4 maneiras para pesquisar o H. pylori, são elas:

  • O teste respiratório da uréia para verificar se subprodutos da bactéria H. pylori estão presentes. Para fazer o teste, você engole uma cápsula contendo uma substância chamada uréia. Se você tem infecção por H. pylori, a uréia será alterada pelas bactérias e pode ser identificada em sua respiração minutos depois da ingestão.
  • Endoscopia digestiva alta para ver o estômago e colher amostras de tecido. Para testar o H. pylori seu médico remove um pequeno pedaço de tecido do estômago (biópsia) através do endoscópio.

Outros dois métodos ,utilizados apenas em pesquisas clínicas, são:

  • Exame de sangue para procurar anticorpos para H. pylori.
  • Teste de amostra de fezes para pesquisar o antígeno para o H. pylori.

Como é tratado?

Você terá que tomar uma combinação de medicamentos, incluindo antibióticos, por até 4 semanas. Se você está tendo sintomas, seu médico pode dar medicamentos para ajudar a reduzir o ácido do estômago.

A infecção pode voltar se você se infectar com a bactéria novamente ou se o tratamento não foi feito de forma adequada ou não foi eficaz.

Como posso cuidar de mim mesmo?

  • Certifique-se de tomar o medicamento exatamente como prescrito. Tomar durante o tempo que seu médico tenha prescrito, mesmo que os sintomas vão embora antes de terminar o medicamento. Se você está tendo problemas com efeitos colaterais do medicamento, fale com o seu médico para que você possa tentar um tratamento diferente.
  • Tente evitar irritar o seu estômago. Exemplos de agentes irritantes são álcool, cafeína e medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina e diclofenaco. Se você achar que qualquer outro alimento ou bebida especial provoca dores de estômago, evite esta comida ou bebida.