X

Enciclopédia do aparelho digestivo

G > Gastroenterite
Especialidade: Gastroenterologia

O que é gastroenterite?

Gastroenterite é um infecção do aparelho digestivo, principalmente do intestino delgado. A doença é geralmente breve, durando de 2 a 5 dias.

Qual é a causa?

A gastroenterite infecciosa pode o ocorrer por intoxicação alimentar, sendo nestes casos causada por infeccção por bactérias como Salmonella, Shigella e Campylobacter presente em alimentos ou água contaminados. Alguns parasitas, medicamentos ou outras condições médicas podem causar sintomas semelhantes.

Porém a grande maioria dos casos são causados por infecção viral. Muitos tipos de vírus podem causar gastroenterite, sendo o principal o rotavírus. Os fluidos corporais de pessoas infectadas contêm o vírus, às vezes até mesmo antes de os sintomas começarem.

O vírus pode ser transmitido pelo contato direto com uma pessoa infectada. Por exemplo, você pode obtê-lo pelo beijo ou aperto de mãos ou através da partilha de alimentos, bebidas, ou utensílios de cozinha. O vírus irrita o estômago e intestino. Quando o estômago e intestino estão irritados, eles não funcionam tão bem como deveriam. Assim o alimento pode se mover mais rápido através de seu aparelho digestivo.

Quais são os sintomas?

  • náusea
  • vômito
  • dores de estômago
  • diarréia
  • cansaço
  • calafrios
  • perda de apetite
  • dores musculares

A doença pode se desenvolver ao longo de dias, ou pode de repente começar com dores de estômago, vômitos ou diarréia. Se os sintomas forem grave ou se durarem mais do que alguns dias, o seu médico pode investigar para ver se a diarréia é causada por algo que não seja um vírus.

Como é feito o diagnóstico?

Seu médico irá perguntar sobre seus sintomas. Você pode ter que fazer exames de laboratório para excluir doenças mais graves e para verificar se há problemas que podem ser causados pela gastroenterite, como a desidratação.

Como é tratada?

A coisa mais importante a fazer é descansar o estômago e intestino. Você pode fazer isso não comendo alimentos sólidos no período e beber apenas líquidos claros. Quando os sintomas desaparecem, você pode começar a comer alimentos leves que são fáceis de digerir. Se você estiver vomitando muito, o melhor é fazer apenas pequenos goles freqüentes de líquidos. Beber muito de uma só vez pode causar mais vômito.

A escolha de líquidos é importante. Se a água é o único líquido que você pode beber sem vomitar, beba apenas agua. No entanto, se você estiver vomitando com freqüência ou por muito tempo, você deve substituir os minerais, sódio e potássio, que são perdidos quando você vomita. Pergunte ao seu médico que bebidas esportivas ou bebidas de reidratação podem ajudá-lo a substituir estes minerais.

Evite líquidos que são ácidos (como suco de laranja) ou cafeinados (como o café ou chá preto) ou que contenham gás. Não beba leite até que você melhore totalmente da diarréia.

Quanto aos alimentos, bolachas, torradas, macarrão simples, gelatina, maçã são boas primeiras escolhas. Evite alimentos que são ácidos, condimentados, gordurosos, ou fibrosos (como carnes, grãos grosseiros, legumes). Evite também produtos lácteos (como queijo). Você pode começar a comer esses alimentos novamente em 3 dias ou mais, quando todos os sinais da doença passaram.

Quanto tempo duram os efeitos?

Gastroenterite raramente dura mais do que 1 a 3 dias. No entanto, pode levar de 1 a 2 semanas para que seus hábitos intestinais voltem completamente ao normal. Pode ser uma doença grave em pessoas cujo sistema imunológico não está funcionando corretamente.

A desidratação é uma complicação potencialmente grave da gastroenterite. Isso pode acontecer se o seu corpo perde muito líquido porque causa do vômito ou diarréia. Se você está gravemente desidratado, você pode precisar receber fluidos por via intravenosa (IV). Em crianças e idosos, a desidratação pode rapidamente tornar-se uma ameaça à vida.

Como posso me cuidar ?

  • Descanse seu estômago e intestinos seguindo as orientações de dieta sugeridas durante a doença, mas certifique-se de evitar a desidratação bebendo bastante líquidos. Beber apenas pequenas quantidades se você estiver vomitando e tendo problemas para manter alimentos e líquidos em seu estômago.
  • Não tome aspirina, diclofenaco, ou outros antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) sem verificar com o seu profissional de saúde.

Procure o hospital se:

  • Seus sintomas estão piorando.
  • Você continua a ter sintomas graves (vômito ou diarréia freqüente) por mais de 1 ou 2 dias, ou você não está ficando melhor depois de alguns dias.
  • Você começar a ter sintomas que não são geralmente causadas por gastroenterite, como sangue no seu vômito, diarréia sanguinolenta, ou dor abdominal grave.

O que posso fazer para ajudar a prevenir a gastroenterite?

A maneira mais eficaz para evitar a propagação da gastroenterite é a lavagem frequente das mãos completamente.

Além disso, evitar o contacto com os fluidos corporais de uma pessoa infectada, incluindo saliva. Não compartilhar alimentos ou talheres com alguém que estiver com gastroenterite.