X

Enciclopédia do aparelho digestivo

F > Flatulência
Especialidade: Gastroenterologia

O que é o flatus?

Flatus é a passagem de ar ou gás a partir do intestino para fora através do reto. É normal ter um pouco de gás. Em média uma pessoa elimina gás de 8 a 20 vezes por dia. O gás é geralmente um problema apenas quando cheira mal ou acontece com freqüência ou em horários inconvenientes.

Como isso ocorre?

Algum dos gases no intestino vem do próprio ar ingerido. Você pode engolir grandes quantidades de ar com a sua comida, especialmente se você comer ou beber rapidamente. Os bebês engolem ar quando choram e na alimentação. Algumas pessoas têm um hábito nervoso de engolir ar durante todo o dia, especialmente em momentos de estresse. Se você está na posição vertical, o ar engolido pode passar de volta a partir do seu estômago e ser liberado pela boca em um arroto. Quando você se deita, o ar pode passar através dos intestinos para fora do reto.

A outra causa do gás nos intestinos é o processo digestivo em si. As bactérias nos intestinos fazem o gás através da fermentação dos resíduos de alimentos. Alguns alimentos são mais propensos a produzir gás intestinal que outros, e alguns medicamentos que causam a constipação podem aumentar os gases intestinais. O gás formado por bactérias no processo digestivo é sempre passado através do reto, em vez da boca.

Um problema comum que causa indigestão de alimentos e formação de gás é intolerância à lactose. Muitas pessoas perdem a capacidade de digerir leite à medida que crescem. Isto acontece porque os seus organismos deixam de produzir lactase, que é uma enzima que digere o açúcar do leite (lactose). As pessoas que não produzem suficientemente a lactase geralmente têm dor abdominal, gás e diarréia, quando comem ou bebem leite ou outros produtos lácteos que contenham lactose.

Outra causa de flatulência é supercrescimento bacteriano do intestino delgado. Nesta situação existe uma excesso de bacterias nos intestinos, gerando assim um maior processo fermentativo dos resíduos alimentares e consequentemente maior formação de gases.

Quais são os sintomas?

Os sintomas de flatulência são os seguintes:

  • passagem frequente de gás para fora do reto
  • desconforto abdominal que é aliviado pela passagem do gás.

Como é tratada?

Gases intestinais podem ser tratados com as seguintes medidas:

  • Tente comer e beber mais devagar para você engolir menos ar com a comida.
  • Mudar sua dieta. Evite alimentos que são conhecidos por causar uma grande quantidade de gás (alimentos fermentativos).

Como posso me cuidar?

Você deve primeiro entender que algum gás é normal. Tente não deixar que isso te incomode.Quanto mais você se preocupar com isso, mais ar é provável que vai engolir. Reconhecer que está engolindo ar é o primeiro passo para controlar este hábito. Mastigar bem os alimentos por mais tempo e saborear devagar. Tente evitar goma de mascar ou suspirar freqüentemente, os quais podem fazer com que você engula ar.

Uma mudança na dieta, muitas vezes pode ajudar você a ter menos gás intestinal. Tente comer uma dieta mais variada e observe quais os alimentos que causam gases. Se o gás se torna um problema depois de comer um determinado alimento, você deve evitar o alimento. Os alimentos que causam gases variam de pessoa para pessoa.

Alguns grupos de alimentos que geralmente causam gases são:

  • laticínios (exceto o iogurte)
  • vegetais como feijão, couve-flor, ervilha, couve, brócolis, repolho e cebola
  • farelo e grãos integrais, especialmente se você não está acostumado a comer grãos ou farelo
  • frutas como peras, maçãs e pêssegos
  • refrigerantes e cerveja
  • frutas secas
  • Os adoçantes, tais como sorbitol, em alimentos sem açúcar e doces.

A mudança nos hábitos alimentares e dieta geralmente resolvem a maioria dos problemas de gases.Você pode tentar eliminar um grupo dos alimentos acima de cada vez e ver se o problema do gás fica melhor.