X

Enciclopédia do aparelho digestivo

D > Doença Celíaca
Especialidade: Gastroenterologia

O que é doença celíaca?

A doença celíaca é um problema do sistema digestivo. Ela afeta a parte interna (mucosa) do intestino delgado e torna difícil para o seu intestino absorver os nutrientes dos alimentos. Se esta doença não for diagnosticada e tratada, pode causar sérios problemas.

Anatomia do Duodeno

Como isso ocorre?

A doença celíaca é uma doença autoimune, de caráter genético, o que significa que tem predisposição familiar. Quando você tem doença celíaca, o seu corpo tem uma reação anormal a uma proteína chamada glúten, e cria anticorpos contra o próprio organismo. O glúten é encontrado em grãos de trigo, cevada e centeio. Se você tem doença celíaca e você come glúten, o sistema imunológico ataca a parte do seu intestino (intestino delgado). Isto leva a incapacidade de absorver os nutrientes dos alimentos ( má absorção ), diarréia e problemas nutricionais.

Os pesquisadores estão tentando descobrir por que a doença celíaca pode afetar as pessoas de forma muito diferente. Alguns desenvolvem sintomas desde criança, outros mais tarde na vida. Quanto tempo você foi amamentado, sua idade quando começou a comer alimentos com glúten, e quanto de glúten você come são fatores que parecem estar relacionado a quando e como a doença celíaca aparece.

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem variar muito de uma pessoa para a outra e muitas vezes são diferentes para crianças e adultos.

Bebês e crianças são mais propensas a ter sintomas digestivos, tais como:

  • diarréia crônica
  • dor de estômago com cólicas
  • inchaço e gás
  • mau-cheiro das fezes.

Porque o corpo não está recebendo os nutrientes de que necessita, os seguintes sintomas também são comuns em crianças:

  • perda de peso
  • defict crescimento
  • cansaço
  • mudanças de comportamento e irritabilidade
  • descoloração do dente e a perda de esmalte dos dentes.

Os adultos além dos sintomas digestivos podem apresentar:

  • dores ósseas e articulares
  • alterações nos períodos menstruais e problemas para engravidar
  • erupção de vesículas na pele (dermatite herpetiforme)
  • aftas na boca

Os exames de sangue podem mostrar quantidade insuficiente de ferro (anemia).

Algumas pessoas tem doença celíaca, mas não tem quaisquer sintomas. Estes mesmo assim tem risco para as graves complicações a longo prazo da doença celíaca, tais como:

  • outras doenças autoimunes (diabetes tipo 1, hipotireoidismo, lupus, ...)
  • anemia
  • doença hepática
  • osteoporose (perda de massa óssea)
  • cancer do sistema linfático (linfoma)

Como é feito o diagnóstico?

A doença celíaca é diagnosticada com muito mais frequência agora do que costumava ser. Ela costumava ser difícil de diagnosticar porque muitos dos sintomas são semelhantes aos sintomas de outros problemas, como a síndrome do intestino irritável, fadiga crônica, ou uma infecção intestinal. Recentemente verificou-se que as pessoas com doença celíaca têm um nível mais elevado de alguns anticorpos no sangue. Isso significa que um simples exame de sangue para estes anticorpos pode ajudar com o diagnóstico. Antes de fazer este exame, você será solicitado a comer a sua dieta habitual e comer alimentos que contêm glúten, como pão. Se você evitar os alimentos que contêm glúten antes do teste, o teste pode ser negativo mesmo se você tiver a doença.
Se o seu exame de sangue é positivo para os anticorpos, você precisará realizar uma endoscopia digestiva alta para realizar biópsias do intestino delgado. A biópsia é a retirada de um pequeno fragmento do intestino. A amostra de intestino é examinada quanto a sinais de doença celíaca.

Como é tratada?

O único tratamento para a doença celíaca é uma dieta livre de glúten. Para a maioria das pessoas, esta dieta alivia os sintomas em algumas semanas. A dieta sem glúten permite que o intestino cure e evita mais danos.

O que é uma dieta livre de glúten?

Uma dieta livre de glúten é aquele que não contém trigo, cevada, ou centeio. Ela também evita produtos que utilizam aditivos que contêm glúten, como algumas vitaminas e medicamentos. Porque a dieta usual é baseada em grãos, e muitos alimentos processados contêm aditivos à base de grãos, esta dieta pode ser difícil de seguir. Você deve fazer acompanhamento com nutricionista que sabe sobre dietas sem glúten e doença celíaca. Um nutricionista irá verificar a sua dieta e lhe ajudar a manter-se atualizado sobre os produtos e alimentos sem glúten.

E sobre medicamentos e suplementos?

Alguns medicamentos e suplementos contêm glúten. É importante perguntar ao seu farmacêutico ou ligar para o fabricante para saber mais sobre os ingredientes de seu medicamento.
Ter uma dieta sem glúten pode resultar em deficiência de ferro, ácido fólico, vitaminas do complexo B, cálcio, zinco e vitamina A. Por estas razões, o seu médico pode prescrever um multivitamínico diário sem glúten e suplemento mineral.

Quanto tempo os efeitos duram?

Você pode ter a doença celíaca por anos antes de ser diagnosticada. Quanto mais tempo você come glúten, mais o seu intestino estará danificado e maior o risco de problemas de longo prazo. Você deve seguir a dieta isenta de glúten por toda a vida. Se você continuar a comer alimentos que tenham glúten, a doença pode se tornar um sério problema.
Em crianças e adultos jovens, o intestino pode ser completamente curado após 3 a 6 meses sobre a dieta livre de glúten. Em adultos mais velhos, a cura pode demorar muito mais.
Se o seu intestino estava muito danificado antes de começar a dieta, você pode continuar a ter sintomas. Isso é chamado de doença celíaca não responsiva a dieta.