X

Enciclopédia do aparelho digestivo

D > Diverticulose
Especialidade: Proctologia

O que é diverticulose?

Áreas fracas ou bolsas pequenas na parede do intestino (cólon) são chamados divertículos. As bolsas são geralmente na parte do intestino chamado o cólon (intestino grosso). As bolsas parecem com os polegares pequenos ou balões pequenos brotando do lado do cólon. Se você tem essas bolsas, você tem diverticulose.

A diverticulose é uma condição comum. Surge com a idade e cerca de metade das pessoas com mais de 60 anos de idade têm divertículos.

Como isso ocorre?

Acredita-se que a causa principal de divertículos é a baixa ingesta de fibra na dieta. As fibras alimentares vem das frutas, vegetais e grãos que o corpo não consegue digerir. Como não são digeridas, as fibras ajudam a tornar as fezes macias e fáceis de passar. Ela ajuda a prevenir a constipação. Quando você tem a constipação, você que fazer muito esforço para evacuar. A alta pressão causada por este esforço faz os pontos fracos no cólon, geralmente onde os vasos se inserem, inchar e se tornar divertículos.

Quais são os sintomas?

Normalmente diverticulose não causa sintomas. Quando ocorrem sintomas, dor abdominal é o mais comum. A dor é geralmente na parte inferior do abdómen do lado esquerdo.

Diverticulose também pode causar sangramento, por ruptura dos vasos do divertículo. Este sangramento é menos comum que outros sintomas e é geralmente indolor.

Quando a inflamação ou infecção ocorre em um divertículo, é chamado de diverticulite.

Como é feito o diagnóstico?

Os divertículos podem ser vistos com um enema com contraste. Na verdade, a diverticulose geralmente é descoberta quando você faze exames para algum outro problema médico.

A colonoscopia pode ser feita em vez do enema com para a pesquisa de divertículos, que além de fazer o diagnóstico pode ser utilizada para o tratamento de sangramento digestivo causado por divertículos.

Como é o tratamento para diverticulose?

Você precisa ter mais fibra em sua dieta. Você pode fazer isso comendo mais produtos com grãos integrais, como pães de trigo integral e farelo, e cereais. Também comer mais frutas e vegetais. Além disso, suplementos dietéticos de fibras podem ser úteis.

Não há nenhuma evidência científica de que quaisquer alimentos causam sintomas ou diverticulose, mas você pode querer evitar comer alimentos que irritam os divertículos, como grãos de pipoca, sementes de gergelim e de tomate. Se esses alimentos não parecem causar dor abdominal, você pode comê-los.

Se você tem diverticulose, você deve sempre prestar atenção para os sintomas da diverticulite. Consulte o seu médico imediatamente se tiver febre e dor abdominal.

Quanto tempo os efeitos duram?

Os diverticulos são permanentes. Os sintomas causados podem ir e vir. Quando você tem sintomas, eles podem durar alguns dias ou mais. Muitas vezes, os sintomas podem ser evitados através de uma dieta saudável, muita água e atividade física suficiente.

Como posso ajudar a prevenir a diverticulose?

A melhor maneira de tentar evitar diverticulose é ter um bom hábito intestinal.

  • Comer uma dieta saudável, com muita fibra.
  • Beber muita água.
  • Fazer exercício regularmente.

Como é uma dieta para prevenção da diverticulose?

Uma dieta para prevenir a diverticulose é basicamente uma dieta rica em fibras. Os médicos recomendam de 20 a 35 gramas de fibra por dia para um intestino saudável. Você deve aumentar a carga de fibras em sua dieta lentamente. Aumentá-la muito rapidamente pode causar gases e diarréia. Comer mais fibras pode ajudar nas evacuações. Beber bastante água também é fundamental.

Como faço para aumentar a fibra em minha dieta?

A forma mais simples de ter mais fibra em sua dieta é comer mais frutas frescas, vegetais frescos, grãos e produtos integrais. Isso significa comer frutas e legumes todos os dias. Frutas e vegetais crus são melhores, mas cozidos, frutas enlatadas, ou secas e vegetais também são bons.

Os cereais integrais são mais fáceis de comer. Farelo de aveia, ou farinha de trigo integral pode ser cozido em pães ou biscoitos. Você pode salpicar flocos de farelo sobre outros alimentos, como saladas, iogurte ou cereal.

Se, por algum motivo, como alergias alimentares, você não pode comer bastante alimentos ricos em fibras, você pode obter fibra de outras fontes como suplementos industriais que contem fibras. Muitos destes produtos estão agora disponível em bolachas e barras de cereais, que são mais saborosas e mais fáceis de comer.