X

Enciclopédia do aparelho digestivo

C > Cancer de Colon e Reto
Especialidade: Proctologia

O que é câncer de cólon ou reto?

O câncer colorretal é um crescimento anormal de células do cólon ou do reto. Este crescimento de células é chamado de tumor maligno (câncer).

O cólon é a primeira parte do intestino grosso e tem quase quase 5 metros de comprimento. O reto é a última parte do intestino grosso e fica um pouco acima do ânus.

O diagnóstico precoce do câncer do cólon ou reto é importante para o melhor tratamento. Se não for tratado, o câncer pode espalhar-se através da parede do intestino, para os nódulos linfáticos, ou pela corrente sanguínea para outras partes do corpo.

O intestino grosso é um dos quatro locais mais comuns de câncer no organismo. Os outros três locais mais comuns são os pulmões, os seios, e da próstata.

Como ocorre?

As células cancerosas são células anormais que crescem de forma descontrolada. Elas podem se espalhar (metástase) para além de onde iniciaram.

A maioria dos cânceres colorretais começam a partir de um tipo de pólipo chamado de pólipo adenomatoso. Os pólipos são crescimentos de tecido extra sobre a parede interna do intestino.

O câncer colorretal é mais comum em países onde a obesidade é comum, onde a dieta é rica em gordura e pobre em fibras, e onde exercitar-se diariamente não é comum.

Não se sabe como essa combinação de obesidade, dieta e falta de exercício combinam-se para aumentar o risco de câncer colorretal, que ocorre geralmente após os 50 anos, mas pode acontecer em qualquer idade.

Você pode ter um risco maior de desenvolver câncer de cólon se:

  • seus familiares tiveram câncer colorretal
  • tem pólipos colorretais adenomatosos
  • tem doença inflamatória do intestino, tais como Retocolite Ulcerativa ou Doença de Crohn
  • come uma dieta rica em gordura e pobre em fibras
  • fuma cigarros
  • tem 50 anos ou mais

Quais são os sintomas?

No início não há sintomas. Quando há sintomas podem incluir:

  • sangue nas fezes
  • diarréia ou constipação
  • sensação que o intestino não se esvazia completamente
  • fezes que são mais estreitas do que o habitual
  • perda de peso inesperada

Como é feito o diagnóstico?

Seu médico irá rever os seus sintomas e examinar seu abdômen e reto. Você será aconselhado a ter um procedimento para examinar o interior do cólon.

O procedimento, chamado de colonoscopia, permite olhar o interior do cólon e do reto. Durante o exame o medico pode remover um pequeno pedaço de tecido que parece anormal para testar câncer (um exame chamado biópsia).

Como câncer colorretal é bastante comum, a colonoscopia após a idade de 50 é recomendada como um procedimento de triagem de rotina para todas as pessoas.

Se o câncer for encontrado, mais testes de laboratório e exames para verificar a propagação do câncer para outras partes do seu corpo precisarão ser feitos.

Como é estadiado (graduado) o tumor?

As opções de tratamento são baseadas nos estágio do tumor que depende do tamanho e de invasão do câncer para linfonodos ou outros órgãos.

Quanto ao tamanho podem ser superficiais ou profundos

Quanto ao grau de invasão do câncer pode ser classificado segundo os estágios

Como é tratado?

O tumor e todos os órgãos ou partes de órgãos que são afetados pelo tumor podem ser removido através de cirurgia. O cirurgião vai retirar a parte do cólon ou do reto que contém o câncer.

Os linfonodos em torno do tumor são removidos com o intestino, a fim de remover o câncer que já pode ter espalhado. Também permite que o patologista determine a fase do câncer com precisão.

Isto irá permitir que seus médicos determinem se você precisará de outros tratamentos depois da cirurgia, como quimio ou radioterapia.

Outros tratamentos possíveis, além de cirurgia são:

  • quimioterapia, que usa drogas anticâncer para matar células cancerosas
  • terapia biológica, que pode ajudar o sistema imunológico na luta contra o câncer ou ajudar a reduzir os efeitos colaterais de outros tratamentos de câncerradioterapia, que usa raios-X ou outros raios de alta energia para matar as células cancerosas e encolher tumores

Quanto tempo os efeitos duram?

Se for detectado precocemente, o câncer colorretal pode ser curado com cirurgia sozinho. Em estágios mais avançados, pode se necessário tratamento adicional, como quimioterapia e radioterapia, para diminuir o risco de um retorno do câncer. Seu médico pode lhe pedir para ver um médico oncologista após a cirurgia para decidir se o tratamento com quimioterapia é necessário. Sua chance de cura depende de quão longe o câncer avançou.

Como posso me cuidar?

Siga o tratamento que você e seu médico decidirem que é o melhor. Procure o conselho de outros profissionais de saúde quando necessário. Além disso:

  • Descanse bastante e durma.
  • Coma alimentos saudáveis, seguindo as instruções de dieta após a cirurgia.
  • Exercício de acordo com as recomendações do profissional de saúde.
  • Relaxe através de técnicas como a imagem mental positiva, exercícios de relaxamento muscular e exercícios de respiração. Fazer atividades divertidas para aliviar o stress.
  • Converse com um profissional de saúde mental sobre a ansiedade sobre câncer, se você acha que pode ajudar.
  • Procure aconselhamento sexual para si e para o seu parceiro, se você sentir que você precisa.
  • Você pode sentir raiva, frustração, tristeza e constrangimento sobre o câncer e a colostomia. Fale sobre os seus sentimentos. Deixe os membros de sua equipe de atendimento saber o que você está pensando.

Se você tem uma colostomia:

  • Aprenda a cuidar da sua colostomia.
  • Saiba quais alimentos você não deve comer pois causam muito gás ou tornam difícil para você controlar suas evacuações.
  • Dê-se tempo para se acostumar com as mudanças em seu corpo. Você pode precisar mudar a forma como você se veste para permitir espaço para a colostomia e bolsa.

O que pode ser feito para prevenir o câncer colorretal ou o retorno deste?

Para prevenir ou detectar a recorrência do câncer, siga as orientações do seu médico. Além disso, você deve:

  • Manter todas as suas consultas de seguimento com o seu médico.
  • Realizar colonoscopias de rotina para verificar pólipos de acordo com as recomendações do seu médico.
  • Verifique seus sintomas ou sinais.

Se você não tem câncer colorretal, e tem 50 anos ou mais você deve realizar um exame de colonoscopia, este é o único exame capaz de diagnosticar e previnir o câncer de cólon.

O que é câncer metastático de cólon ou reto?

Câncer metastático é a disseminação de células cancerosas do cólon ou reto para os linfonodos próximos ou para outros lugares no corpo. Quando o câncer se espalha, ele pode formar novos tumores, chamados de metástases. As células cancerosas podem se espalhar através da corrente sanguínea ou sistema linfático. O câncer metastático de cólon ou reto se espalha geralmente primeiro para o fígado ou pulmões.

Como a metástase é tratada?

O tratamento depende para onde o câncer se espalhou Se o câncer se espalhou para o fígado ou pulmões é geralmente tratado com quimioterapia. Se o câncer se espalhou para os ossos, tratamentos com radiação (radioterapia) podem diminuir a dor e evitar a propagação. Às vezes, a cirurgia ou radioterapia é feita para remover câncer que se espalhou para o fígado, ou (raramente) para os pulmões.

Quanto tempo os efeitos duram?

Câncer colorretal metastático não é geralmente curável. Ele normalmente pode ser controlado apenas por um tempo limitado, mas às vezes ele pode ser controlado por anos e até mesmo curado, especialmente se ele é apenas no fígado. Fale com o seu médico sobre o curso esperado de sua doença.

Como posso me cuidar ?

Depois de determinar com seu médico e sua família o tratamento que você prefere nesta fase, siga o plano e mantenha os compromissos. Se você procurar ajuda fora da comunidade médica, mantenha o seu médico informado sobre outras drogas ou tratamentos que você está usando para evitar efeitos colaterais ou interações com seu tratamento médico.

Além disso:

  • Descanse bastante.
  • Aprenda técnicas de relaxamento e meditação para ajudar controlar o medo, ansiedade e estresse.
  • Tenha refeições saudáveis.
  • Passe tempo com pessoas e faça atividades que você gosta.
  • Junte-se a um grupo de apoio ao câncer.
  • Encontre um conselheiro para ajudá-lo a lidar com questões difíceis.

Como pode ajudar a prevenir cólon metastático e câncer retal?

Se você é diagnosticado com câncer colorretal antes de se espalhar, siga o seu tratamento e acompanhamento de planos cuidadosamente. Isso pode ajudar a evitar ou retardar a propagação do câncer. Consulte seu médico imediatamente se quaisquer sinais ou sintomas de câncer aparecerem.