X

Enciclopédia do aparelho digestivo

B > Balão intragástrico
Especialidade: Endoscopia Digestiva

O que é o balão intragástrico?

O balão intragástrico é um dispositivo de silicone cujo objetivo é causar uma sensação de plenitude (estômago cheio), fazendo com que o paciente sinta-se satisfeito mais rápido quando se alimenta. Tem como objetivo promover saciedade precoce, desacelerar a digestão, assim facilitando ao paciente a realização de uma dieta hipocalórica.

Quem pode usar a técnica do balão intragástrico?

A introdução do balão intragástrico está indicada em pacientes com sobrepeso, ou seja, aqueles que tem Índice de Massa Corporal (IMC* acima de 27) ou e para obesos (IMC maior que 30). Outra indicação é para pacientes super obesos, que necessitam perder peso antes da cirurgia de redução de estômago para diminuir o risco cirúrgico pela obesidade.

CALCULE O SEU IMC • IMC = (Peso / altura ²)

Qual o resultado no emagrecimento?

Os pacientes candidatos a colocação do balão devem estar bem orientados quanto aos riscos e resultados, como também saber que o resultado depende muito de seu esforço pessoal quanto à sua reeducação alimentar e adoção de exercícios frequentes. Além disso, é fundamental o acompanhamento de equipe multidisciplinar (nutricionista, psicoterapeuta e educador físico).

Então é só colocar o balão e emagrecer?

Não existe milagre para a perda de peso e sim a adesão ao tratamento escolhido para obter êxito. Haverá uma redução calórica importante na dieta nutricional e orientações para mudanças dos hábitos alimentares. É nesta reeducação alimentar que se baseia todo o tratamento do balão intragástrico. É um processo lento, trabalhoso e de muita perseverança que necessita da colaboração e do comprometimento pleno do paciente.

Como é feita a retirada do balão?

A retirada também é feita por via endoscópica, com instrumentos apropriados e sob sedação.

Balão não ajustável de 6 meses

Por ser composto de material que pode sofrer degradação, o balão deve ser retirado em 6 meses. O volume deste balão não poder ser ajustável durante este período e constuma-se colocar cerca de 500-700ml no seu interior.





Balão ajustável de 12 meses

Este balão possue um mecanismo que permite ajuste do volume do balão gerando um melhor conforto inicial e possibilidade de aumento do volume durante os período de 12 meses nas fases onde a perda de peso estabilizou devido a adapatção do organismo.

Enciclopédia do Aparelho Digestivo