X

Enciclopédia do aparelho digestivo

A > Ascite
Especialidade: Gastroenterologia

O que é Ascite?

Ascite é um acúmulo de líquido na barriga ( abdômen ). Isso geralmente é causado por doença no fígado. Também pode ser causada por uma série de outros problemas menos comuns (como trombose de vasos do abdome).

Quais as causas de ascite?

A causa mais comum de ascite é a cirrose. Outras causas incluem:

  • Infecção ou inflamação no abdômen.
  • Câncer no abdômen.
  • Insuficiência cardíaca avançada.
  • Certas formas de insuficiência renal (síndrome nefrótica).
  • Inflamação do pâncreas.
  • Trombose nas veias do fígado.

Quais são os sintomas?

Nos estágios iniciais da ascite , você pode não ter qualquer sintoma. O principal sintoma da ascite é uma sensação de inchaço abdominal. Isto é devido à presença do fluido. Isso também pode causar um aumento no tamanho do abdômen. As pessoas com esta condição podem desenvolver inchaço nas pernas, e os homens podem desenvolver um aumento da bolsa escrotal.

Quando há uma grande quantidade de líquido, dificultando a respiração, pode acontecer falta de ar.

Como é feito o diagnóstico?

Certas características do seu histórico médico, como uma história de doença hepática e um aumento do abdômen, podem sugerir a presença de ascite . O diagnóstico de ascite pode ser feito no exame físico por seu médico.

Um exame de ultrassom abdominal pode confirmar que ascite está presente, e estimar a quantidade de líquido.

Uma vez que a ascite é confirmada, é importante determinar a sua causa. Mais uma vez, a história de uma das condições listadas na "causa" fornece uma pista forte.

Durante um procedimento chamado paracentese , uma amostra do fluido é removida do abdómen. Isto pode determinar algumas características importantes sobre o fluido, tal como a presença de infecção ou câncer. Seu médico vai determinar se uma paracentese é necessária.

Como prevenir?

A ascite é uma complicação de outras doenças. Portanto, para evitar ascite, você deve procurar tratamento para as condições de saúde que você tem. Uma vez que a ascite está presente, cuidar com ingestão de líquidos e de sal pode ajudar a impedir que se agrave. Se você tem ascite , você não deve beber álcool.

Como é a evolução do problema?

O prognóstico da ascite depende da doença subjacente. Se a doença for reversível, tal como acontece com certas infecções ou com insuficiência cardíaca, a ascite pode melhorar ou desaparecer. Quando a ascite é causada por cirrose, isso indica que a doença de fígado piorou e uma melhor avaliação e tratamento da doença do fígado é necessária. Se a ascite é causada por câncer, o sucesso ou o fracasso do tratamento do câncer vai determinar se sua ascite vai melhorar ou piorar.

Quais são os riscos e complicações?

Ascite poderá agravar-se se não for diagnosticada e tratada adequadamente. Uma grande quantidade de ascite pode causar dor e dificuldade de respiração. A principal complicação é a infecção (chamada peritonite bacteriana espontânea ) que requer tratamento imediato.

Qual o tratamento?

O tratamento da ascite depende de sua causa. Quando a doença de fígado é a sua causa, o tratamento médico usando pílulas para eliminar liquido ( diuréticos ) e diminuir a ingestão de sal é muitas vezes eficaz.

Ascite devido à inflamação peritoneal ou malignidade ( câncer ) por si só não responde a restrição de sal e diuréticos. A hospitalização é algumas vezes necessária.

Se o tratamento da ascite não pode ser controlada com medicamentos, outros tratamentos estão disponíveis. Seu médico vai ajudar você a decidir o que irá funcionar melhor para você.

Como posso me cuidar?

É importante para controlar o peso corporal e a entrada e saída de fluidos. Pesar-se todo dia no mesmo horário e anotar o peso. Restrição de liquidos pode ser necessária. Também é importante saber o consumo de sal. Quanto mais sal você tomar, mais líquido vai reter.

Procurar atendimento de urgência se:

  • febre.
  • dor abdominal.
  • dificuldade para respirar.
  • sangramento na boca, estômago, ou reto