X

Enciclopédia do aparelho digestivo

A > Acalasia
Especialidade: Gastroenterologia

O que é Acalasia?

Acalasia é uma alteração da inervação da parte final do esôfago e do esfíncter esofágico inferior. O esfíncter esofágico inferior é um músculo entre o esôfago e o estômago que relaxa para permitir que o alimento passe para dentro do estômago. Depois de deixar o alimento passar, este contrai para manter a comida no estômago.

Como acontece?

Esta alteração da inervação pode ser congênita (presente desde o nascimento) ou adquirida pela Doença de Chagas. Isto pode causar contrações irregulares da parte inferior do músculo esofágico fazendo com que o esfíncter não se abra e assim não permitindo que alimentos e líquidos passem. O resultado é um bloqueio persistente da passagem do conteúdo esofágico para o interior do estômago podendo levar a dilatação do esôfago (megaesôfago).

Como é feito o diagnóstico?

Esta condição é diagnosticada por:

  • 1- Raios-x : a porção do esófago acima do estreitamento é geralmente alargada quando a condição está presente (megaesôfago).

  • 2- Manometria esofágica: único exame que consegue detectar alterações precoces antes que ocorra a dilatação de esôfago (megaesôfago)

  • 3- Endoscopia: utilizada principalmente para descartar outras causas de dificuldade para engolir, como os tumores do esôfago (pseudoacalásia).

Como é feito o tratamento ?

  • Dietas liquido-pastosas são úteis.
  • Alguns medicamentos podem ajudar a comida passar mais facilmente para dentro do estômago.
  • Se o tratamento conservador (como acima) não funciona, a dilatação da extremidade do esófago com um balão pode ajudar. Algumas vezes, o tratamento cirúrgico é usado.

Tratamento Endoscópico

A Acalasia requer um tipo de balão específico, mais longo e maior, chamado de balão pneumático. Nesta situação, as fibras musculares espásticas na parte inferior do esôfago são esticadas.

Em alguns casos de acalásia pode-se tentar o tratamento com injeção de toxina botulínica (botox) para diminuir a contração muscular do esfíncter.

Tratamento Cirúrgico

No casos de acalásia que não melhoram com dilatações por endoscopia o tratamento cirúrgico é indicado através do procedimento chamado de miotomia.