X

Centro Diagnóstico

ATENDEMOS TAMBÉM AOS SÁBADOS

A clínica ProGastro possui um moderno Centro Diagnóstico que realiza exames para várias doenças do aparelho digestivo.

ENDOSCOPIA GASTROINTESTINAL

O Serviço de endoscopia gastrointestinal da ProGastro foi construído dentro dos padrões de excelência que esta especialidade exige.

A ProGastro preza pela segurança e qualidade do seu atendimento. Por isto dispomos de estrutura para garantir conforto e segurança nos exames realizados.

Seguimos padrões internacionais de limpeza
e esterilização dos aparelhos e acessórios.

Nossa sala de esterilização foi construída
para garantir a sua segurança.

Desinfecção dos Aparelhos

Esterilização dos Acessórios

A Endoscopia Digestiva é a especialidade que realiza procedimentos endoscópicos diagnósticos e terapêuticos no aparelho digestivo, sendo estes:

Endoscopia Digestiva Alta

Exame indicado para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e a porção inicial do duodeno.

Realizado com um aparelho fino e flexível com iluminação central que permite a visualização de todo o trajeto examinado.

O exame é realizado com sedação, utilizando medicação administrada na veia para permitir que você relaxe e adormeça sem sentir nada.

Colonoscopia e retossigmoidoscopia

Exame endoscópico do cólon (intestino grosso). Além da inspeção da superfície instestinal, permite também a realização de biópsias que podem ser úteis no estabelicimento do diagnósticos

Procedimentos terapêuticos também podem ser realizados durante a colonoscopia entre eles o mais frequente é a remoção de pólipos (polipectomia) que pode prevenir o câncer de intestino.

Colangiopancreatografia endoscópca retrógrada (CPRE)

A CPRE é um procedimento realizado para examinar os ductos biliares e eventualmente o pâncreas. Os ductos biliares são canais que transportam a bile do fígado para a vesícula biliar e duodeno. estes ductos são chamados algumas vezes de árvore ou via biliar.

Através deste exame o médico verifica as vias biliares através da abertura de saída dos ductos biliares na sua porção final no duodeno. Este orifício de saída do ducto biliar no parede do duodeno chama-se papila duodenal.

Endoscopia Terapêutica

• Dilatação Endoscópica

Estenose do tubo digestivo é geralmente um problema mecânico, que pode ser tratado com o alongamento (dilatação) da região estreitada.

• Ligadura elástica de varizes do esôfago

A ligadura elástica é considerado o melhor procedimento para o tratamento das varizes de esôfago. Estas surgem em pacientes que possuem pressão aumentada da veia porta (hipertensão portal) que possui várias causas sendo a principal delas a cirrose hepática.

• Tratamento endoscópico de varizes do estômago

Alguns pacientes com hipertensão portal podem desenvolver veias dilatadas (varizes) no estômago. Por serem volumosas, para o tratamento destas varizes, precisa-se utilizar uma "cola biológica" que quando injetada gruda no tecido do vaso dilatado fazendo com que este seja obstruído.

• Próteses autoexpansíveis

As Neoplasias do trato gastrointestinal podem as vezes crescer ao ponto de não poderem ser mais operadas levando a obstrução do tubo digestivo. Nestes casos são realizados tratamentos para prolongar e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Com este propósito pode-se realizar a passagem de próteses autoexpansíveis. Estas próteses metálicas são passadas através do tumor e quando liberadas abrem-se aumentando assim o canal do tubo digestivo obstruído.

• Gastrostomia Endoscópica

Gastrostomia endoscópica é a colocação de um tubo de alimentação diretamente para o estômago, através da parede abdominal, para paciente que não estão conseguindo por algum motivo ingerir alimentos pela boca de forma adequada.

• Plasma de Argônio

A fulguração com argônio é um moderno tratamento endoscópico onde através de um catéter passado por dento do endoscópico o gás de argônio pode ser liberado para cauterizar alguma região.

Uma das principais indicações do seu uso é a coagulação de lesões sangrantes do tubo digestivo.

Recentemente vem sendo usado em pacientes de fizeram cirurgia para emagrecer e voltaram a ganhar peso devido ao alargamento da anastomose gastrojejunal.

Balão Intragástrico

O balão intragástrico é um dispositivo de silicone cujo objetivo é causar uma sensação de plenitude (estômago cheio), fazendo com que o paciente sinta-se satisfeito mais rápido quando se alimenta.

Tem como objetivo promover saciedade precoce, desacelerar a digestão, assim facilitando ao paciente a realização de uma dieta e consequentemente a perda de peso.

Procedimento realizado totalmente por endoscopia, desde a colocação quanto a retirada do balão. O balão fica pelo período de 6 meses e como não é feito nenhum ato cirúrgico o procedimento é totalmente reversível se houver necessidade de remoção precoce.

Motilidade Digestiva

O Laboratório de Motilidade Digestiva realiza exames que auxiliam na compreensão fisiológica dos distúrbios do aparelho digestório.

• Phmetria esofágica prolongada

A pHmetria esofágica prolongada (ou de 24 horas), é um exame que tem por finalidade detectar e caracterizar o fenômeno do refluxo gastroesofágico através da medida da acidez (pH) no esôfago.

• Manometria esofágica e anorretal

Tem por finalidade o estudo do funcionamento do esôfago ou da musculatura anorretal. Avalia as pressões e a atividade muscular destas regiões

Testes Respiratórios em gastroenterologia

Visando o conforto e a facilidade para os pacientes, a ProGastro realiza testes respiratórios para pesquisa de doenças do aparelho digestivo. Estes exames que eram apenas realizados em grandes centros de pesquisa, agora estão disponíveis aqui bem perto de você.

Teste Respiratório para supercrescimento bacteriano

O teste de hidrogênio (H2) no ar expirado é o método de escolha para o diagnóstico de má absorção intestinal devido ao supercrescimento bacteriano do intestino delgado que leva a um quadro de flatulência, distensão abdominal e eventualmene diarréia. O teste é considerado positivo quando há a elevação precoce (entre 20 e 60 minutos) da curva de concentração de H2, ou seja, ocorreu fermentação bacteriana nas porções proximais do intestino delgado.

Teste respiratório para H. Pylori

Teste respiratório para intolerância a lactose

A lactose, também chamada de açucar do leite, é um dessacarídeo composto por uma molécula de glicose e outra de galactose. A sua hidrolisação ocorre nas porções iniciais do intestino delgado na presença da enzima lactase.

A deficiência desta enzima impede a degradação da lactose sendo esta fermentada. A fermentação causa um quadro de distensão abdominal, flatulência e diarréia conhecido como intolerância a Lactose

Enciclopédia do Aparelho Digestivo